quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fazer comida em casa pode representar uma economia de mais de 50%

Comer fora é uma delícia! Isso todo mundo já sabe, né?
Mas para quem está em plena organização financeira, cortando gastos ou tentando sair do vermelho é preciso considerar mais do que o prazer de comer em um lugar legal, com pratos deliciosos e com a comodidade de não ter que lavar a louça depois.
Há pesquisas que falam de uma economia de até 50% com alimentação, quando se muda este hábito.
É lógico que a gente não precisa se tornar um monge e viver no limite das regras, mas eu gostaria de considerar o seguinte:
Primeiro: preciso cortar gastos
Segundo: preciso poupar mais, para me sentir mais segura
Terceiro: preciso me dedicar a coisas extremamente importantes neste momento e, comer fora não é tão importante assim.
Pronto, isso já é suficiente para me dedicar mais a cozinhar em casa!

Vou tentar colocar um exemplo prático para quem ainda não se convenceu, ok?
Para comer uma massa, em uma fast food do shopping, gasta-se, no mínimo 15 reais (sem qualquer acompanhamento!).
Vamos às compras:
1 pacote de massa (macarrão comum) - R$ 1,80 a 2,50
1 kg de tomate - R$ 3,00
1 sache de molho de tomate- 1,00
1/2 kg de carne moída ou frango - R$ 7,00
Pedaço de parmesão p/ ralar - R$ 5,00
Temperos: alho, cebola, orégano, pimenta... - R$ 2,00 (no máximo)
Total: R$ 20,50. Rende 4 porções (no mínimo), ou seja, cada porção sairá por, aproximadamente R$ 5,00, UM TERÇO DO VALOR!
Parece bobagem para quem vive sozinho e não tem muita disposição (ou necessidade) de cozinhar, mas imagine isso em uma família de 4 pessoas...

Dá para fazer esse cálculo brincando, com qualquer prato ou mesmo no restaurante por quilo. Imagine só, alguém que está de dieta, comendo basicamente salada e filé de frango, almoçando em um restaurante que cobra R$ 35,00/ kg? Consegue imaginar um kg de salada? É salada pra caramba!!! Eu consigo fazer um bom prato de salada, com um filé de frango, por menos de 5 reais e no restaurante onde almoço, faço o mesmo prato, por mais de 10 reais (50% a mais).
Eu já diminui bastante minhas idas a restaurantes durante a semana, mas ainda preciso diminuir mais!
Essa é minha nova meta: reduzir o consumo durante a semana e poder sair nos finais de semana, com menos culpa!
Estou lançando esse desafio para mim (alguém me segue?): Durante o mês de novembro vou reduzir o gasto com alimentação, sem me privar do que gosto e dos produtos de qualidade que fazem diferença em minha dieta. Vou relatando aqui para partilhar essa experiência que será bem legal!

Esse link é bem interessante:
http://poupaclique.ig.com.br/materias/195001-195500/195384/195384_1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário