segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Avaliando minhas metas financeiras

Em setembro do ano passado quando comecei o blog, fiz um planejamento de várias mudanças para minha vida, que incluíam adquirir hábitos saudáveis (comer fruta etc), organizar a casa e organizar as finanças.
Ao longo deste um ano fiz muitas coisas, muitas mesmo!
Em fevereiro cheguei na etapa das finanças, mas nem tudo saiu como planejado... minhas metas financeiras foram derrubadas pela fatalidade do roubo do carro, mas agora estou me reerguendo, aos poucos, com dificuldade e bastante desânimo, mas tenho conseguido alguns avanços!
Só para relembrar: As metas foram divididas em curto, médio e longo prazos...


Longo Prazo: TRABALHAR APENAS NO CONSULTÓRIO. Prazo: 5 anos

Médio prazo      Prazo: 2 anos e ½                                                     
  • Quitar dívidas maiores (apartamento e carro)
  • Quitar todas as dívidas pendentes
  • Investir mais no consultório
Curto prazo     Prazo: 3 meses
  • Organizar planilha financeira,  planejando os passos seguintes
  • Cortar gastos, diminuir pagamento de juros
  • Negociar todas as dívidas pendentes
  • Poupar: inicialmente 10% da minha renda, depois a quantia suficiente para  concluir os objetivos de médio prazo
  • Criar estratégias de ampliação do meu trabalho no consultório: ver convênios e cursos
Avaliando:
  • Atingi as metas de curto prazo dentro do prazo. Já havia poupado bem mais do que o previsto mas tive que investir tudo na compra de um novo carro e agora preciso recomeçar! O bom de tudo isso é que, graças à minha organização - quase xiita- consegui poupar quase o suficiente para suprir essa emergência. Sei que não teria conseguido dar a volta por cima se não fosse isso!
  • No meio do caminho surgiu Gabriel... Resolvi que nos meses de agosto a dezembro minha prioridade financeira seria comprar o enxoval, reformar o quarto, decorar e comprar os móveis do meu filhotinho. E é isso que estou fazendo! Como ainda tenho algumas pendências da compra do novo carro (um pequeno empréstimo), estou fazendo alguns malabarismos para conseguir pagar as contas do mês + as contas extras + tudo o que se refere à chegada do bebê. Confesso que não está sendo muito fácil, mas vou equilibrando as coisas da melhor maneira possível. A ajuda da família tem  sido super importante (tanto os milhares de presentes, quando a ajuda na compra do carro). 
  • A ideia agora é voltar a poupar a partir de dezembro e em janeiro fazer uma nova simulação de amortização do apartamento. 
  • A quitação do carro (roubado!) não será possível, vou tentar replanejar, possivelmente para final de 2013 (um ano antes de terminar o financiamento), mas isso não tenho como organizar por enquanto.
  • O investimento no consultório está acontecendo, mas lentamente. Aumentei 1 período na semana e chegaram mais alguns pacientes, porém ainda é pouco, minha expectativa é aumentar, em média 50% no próximo ano. Por enquanto estou "fechando para balanço", afinal o bebê nasce em 2 meses e não seria prudente começar um atendimento novo agora, que será interrompido em breve.
Bem, agora é manter um mínimo de organização até conseguir voltar a poupar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário