segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como planejar uma demissão do trabalho

Mudanças podem até ser boas, mas quase nunca são fáceis, quase sempre causam insegurança e sempre, sempre, causam algum gasto de energia.
No início do ano, antes de engravidar, eu passava por um período de turbulência no trabalho e pensava em como seria sair da empresa, voltar ao mercado de trabalho depois dos 40...
Aí veio um período em que as coisas se ajeitaram e fiquei novamente tranquila, mesmo não estando feliz no novo local de trabalho. Ao mesmo tempo, o meu consultório entrou em uma fase muito boa, porém ainda instável.
Talvez naquele momento eu devesse ter arregaçado as mangas e começado a procurar outro emprego, porém com a gestação eu entrei em um novo momento, me voltei completamente ao meu filho e aos cuidados com minha saúde. Bom, esse investimento não tem preço, nada poderá substitui-lo e eu sei que tenho feito a coisa certa.
Agora as mudanças no trabalho vão realmente acontecer e é hora de lidar com elas!
Como? Planejando, óbvio !!!
Primeiro:  Analisar a situação: No meu caso a questão maior neste momento é financeira (para a maioria das pessoas, aliás). Tem algumas perguntas chave: Quanto tenho de reserva? Para quanto tempo isso será suficiente? O que dá para cortar? O que tenho para "fazer dinheiro"?
Como eu já vinha me preparando para esse momento, já tenho a resposta para todas as perguntas, porém não consegui fazer uma reserva considerável. Tenho ainda alguma vantagem que é esse período de estabilidade: o restante do período de gestação + a licença maternidade + férias, o que totalizam uns 7 meses. Portanto, tenho que trabalhar com meu dinheiro agora, com muita responsabilidade !

Segundo: Fazendo as contas: Qual o montante que receberei no acerto de contas? 
Devo levar em consideração os dias trabalhados, os proporcional a férias, décimo-terceiro, indenização e FGTS.

Terceiro: Montando uma estratégia: Manter a reserva na poupança? Quitar financiamentos? Investir?
Como eu já postei, tenho dois financiamentos: do apartamento e do carro (que foi roubado!snif!). O do carro terei que que rever, porém o do apartamento está bem mais fácil: com o FGTS+ a indenização por demissão+ um pequeno montante, consigo quitar, afinal essa já era minha meta para 2013/14. Para mim, resolvida a questão da moradia, eu já fico tranquila para lidar com todo o restante.

Quarto: Como retornar ao mercado? Essa é uma questão delicada, porque em  cada área isso se dá de uma forma. No meu caso, preciso estudar muito e prestar um concurso público. Paralelamente, continuarei investindo no consultório. O ideal seria que todos nós continuássemos em contato com o mercado, mesmo enquanto estamos "estáveis". Atualizações, estudos, reuniões com colegas da área... Tudo vale a pena como  estratégia para se manter em contato com o mundo do trabalho.

Bem, este é o meu "manual básico" de planejamento para uma provável demissão no ano que vem. Acredito que com essas quatro etapas conseguirei dar conta desse novo momento.

Um comentário:

  1. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir