terça-feira, 11 de setembro de 2012

Passos para organizar uma pequena reforma em casa

Organizar uma reforma (por menor que seja) não é tarefa fácil!
Já passei por várias reformas em meus apartamentos- não sei se já contei- mas já mudei muito de endereço, e sempre acabava fazendo alguma reforma. Com  isso aprendi bastante, apesar de ainda não me acostumar com a bagunça e o não cumprimento dos prazos pelos profissionais, muitas vezes.
Agora me vejo novamente em uma reforminha aqui em casa: Com a chegada do Gabriel prevista para início de dezembro, preciso organizar várias coisas. Resolvi pintar todo o apartamento, que por ser bem pequeno é bem difícil de desocupar (ou melhor, não dará para desocupar- tenho que amontoar as coisas).
Fiz o seguinte cronograma:
- Agendamento: Agendei com o pintor há mais de um mês (para esta sexta e sábado). 
- Retirada de móveis: Paralelo a isso comecei a saga: "busca por um tapeceiro" e finalmente ontem, fechei com um! Isso diminuirá meu trabalho de desocupação da casa, já que será um sofá, uma poltrona, um puf e um sofá-cama a menos no espaço.
- Guardar coisas: Guardei quase tudo o que conseguia guardar, uma semana antes: vasos, livros ...
- Organização do espaço: No final de semana tirei os quadros e já fui pensando em quais voltarão para o mesmo lugar, assim, vou deixar uma orientação para o pintor não tapar esses buracos. Ontem meu amor tirou todos os espelhos e tomadas, varões das cortinas e as prateleiras.  Nos próximos dois dias vou guardar todo o restante: tv, computador, impressora, quadros, almofadas etc.
- Compras: era para ter comprado tudo bem antes, mas esses dias foram muito corridos e meus pés incharam muito por causa do calor. Resultado: só temos a tinta e o restante marido irá comprar em cima da hora, mas tudo bem! É importante fazer uma lista de tudo que será preciso: tinta, massa corrida, plástico p/ forrar, pincéis e rolos, fita crepe etc.

É importante combinar com o pintor por onde começar: Isso para mim é inédito, já que nós mesmos sempre pintamos e vamos fazendo um cômodo de cada vez. Sei que com o pintor não é bem assim- o cara vai querer passar massa em tudo, depois pintar todas as paredes de uma vez. Porém teremos que negociar, porque os móveis ficarão entulhados na sala enquanto ele pinta os quartos. Caso ele queira passar massa ou pintar os rodapés da sala, terá que afastar móveis (problema dele, né?). 
Bom, se nada der errado na próxima semana terei uma sala limpinha e pintadinha!!! E daqui há 20 dias terei meus sofás novinhos de novo!
Os próximos passos serão a limpeza e organização do espaço, mas fica para o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário