sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como fazer para economizar dinheiro?

Tenho me perguntado isso o tempo todo!
Neste último ano fiz vários cortes e ajustes; reduzi muito meus gastos com supérfluos e isso já deu alguns frutos (por exemplo, passei a poupar 20% do que ganho!). Porém, tive que gastar tudo o que poupei nesse semestre, na compra do novo carro.
Agora preciso de uma nova organização, mais rígida, para compensar esse gasto extra. Tenho claro que não será muito rígida nesses próximos três meses (porque terei mais gastos com a chegada do bebê) e não quero economizar em alguns itens. Porém aí vai um planejamento novinho para o próximo ano (ou 6 meses)!

Contas fixas: 

  • Prestação do apartamento/condomínio: Não há como diminuir!!!
  • Serviços: por mais que meus gastos com luz, telefone, internet etc, sejam estáveis e uma diminuição não seja tão significativa financeiramente, vou reduzir tudo, em 10%, ou seja, minha conta de luz, que hoje chega a 50 reais, terá que cair para 45 reais. Pode parecer pouco, mas vamos pensar: 5 reais de economia por mês, significam 60 reais/ano, o que na prática, significaria que o último mês do ano " se pagaria". Se a gente aplicar isso ao consumo com telefonia, internet, gás etc, seria como se no mês de novembro tivéssemos um "desconto" e no mês de dezembro não precisássemos pagar essas contas!!! Faz algum sentido agora? Ok, para ficar mais claro, vou dar um exemplo bem concreto:
No mês de agosto esses foram meus números (lembrando que já estão bem enxutos, depois que me organizei):
LUZ50
TELEFONE 40
REC. CELULAR 72
INTERNET 60
IPTU 59
FAXINEIRA 300
Começo sempre com a seguinte pergunta: O que ainda dá para cortar? Sei que o IPTU, telefone fixo e a internet não são possíveis, os dois últimos já são os planos mínimos. Tenho então: Luz (diminuir 5 reias), recarga de celular (diminuir 7 reais) e faxineira (diminuir 30 reais). No total, eu consigo diminuir 42 reais por mês. Sei que é uma "ninharia"... mas vamos pensar de novo: O que dá para fazer com esse valor? Se poupar, ao final do ano teremos o montante de: R$ 504,00 (s/ calcular juros). Parece uma boa grana agora? Outra técnica que utilizo é transformar moeda em "bens". Com esses R$ 42,00 dá para comprar um  macacãozinho (coisas de mãe!) ou o que for interessante para a pessoa... um DVD, um livro etc. Eu já disse, só vejo enxoval na minha frente, então vou calcular tudo em roupinha ou fralda!!!!

Consumo: Aqui é tudo bem mais possível, porém difícil. Vamos raciocinar!
  • Compra de supermercado: pergunta: O que dá para cortar? Nada? Mentira! Eu já cortei muito do supérfluo, mas ainda tenho um péssimo hábito: MARCAS! Tudo bem que algumas coisas não valem a pena (outro dia comprei um açúcar, da marca própria do Walmart, que não adoçava direito!), porém em alguns itens dá para economizar bastante. Um exemplo? Óleo de Soja: Há muito tempo parei com essa história de óleo de canola, milho etc., porque o tanto que uso, não justifica esse gasto. Atualmente compro a marca própria do supermercado ou "o da promoção", com isso chego a economizar até 30%, não é muito porque aqui em casa não fazemos muita fritura e uso pouco no preparo da comida, então só compro um litro que duuuura um tempão, mas imagine em uma casa com mais pessoas que consomem, por exemplo, 3 unidades/mês, com um preço médio de R$ 4, isso  chegaria a um gasto de R$ 12,00:  30% a menos, seriam R$ 3,60 (viu? uma unidade saiu "grátis"!). De novo, você deve estar pensando que eu sou uma "pobretona mão-de-vaca", mas para mim faz muito sentido pensar que eu não preciso da marca de óleo de soja mais cara para ser feliz, além disso gasto um pouco mais com bons produtos e isso ajuda a contrabalançar. Meu raciocínio é o seguinte: economizo no óleo de soja (que não faz diferença no sabor) e invisto em um BOM azeite extra virgem, de boa procedência. Se você cozinha, sabe que faz sentido! Portanto, a partir do mês de setembro, minha compra de supermercado também sofrerá uma diminuição de 10% (ops, mais uma vez: passará de R$ 400 para R$ 360, em média). Logo... uma economia de R$ 40,00!!! Seria mais um macacãozinho??????? hehehe.
Bom, usei esses meus exemplos de maneira prática e até lúdica, para dizer que é possível sim economizar em coisas bem simples, sem comprometer a nossa qualidade de vida. É lógico que eu não passo vontade, se quero comprar um bom queijo parmesão ou a melhor carne para um jantar especial. Mas o que estou tentando é me organizar, até para me dar esse direito, sem estourar o orçamento e sem me desgastar. 
Para mim hoje é MUITO IMPORTANTE TER UMA POUPANÇA, isso me dá segurança e posso planejar compras maiores. Se eu somar os valores acima, percebo que posso poupar, somente nesses itens, quase 100 reais por mês, o que poderia representar uma boa poupança para o futuro do meu filho (com 100 reais por mês, ao longo de um ano, serão 1200 reais, quando ele chegar à faculdade, o montante ajudará muito!). Li recentemente um texto: "Quanto custa criar um filho?" (não me lembro o link) em que um economista faz a conta: se poupar aproximadamente 150 reais por mês, desde o nascimento, aos 18 anos a poupança pagará o valor integral de uma faculdade mediana. Tenho pensado muito nisso! A gente não sabe como será o futuro, mas poder assegurar o estudo do nosso bebê, dá uma tranquilidade e tanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário