quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Decoração vapt-vupt da minha sala

Você já acordou um dia, olhou para a sua casa e desejou que o Luciano Huck adentrasse a sua porta e dissesse que você está no "Lar doce lar"? Ficou imaginando as coisas que pediria pro Marcelo Rosembaum (tipo: você poderia colocar pastilhas verdes no meu banheiro? hihihi)???
Eu confesso... penso nisso o tempo todo! Ou pelo menos em todas as TPMs que já tive na vida!
Ok, admito que jamais teria coragem de aparecer em um programa de tv, jamais exporia minha casa e ainda, não sou tão pobre assim, para que o Huck fique com pena de mim e me dê uma reforma completa. Mas fico maravilhada com as transformações que vejo no programa, assim como nos blogs com antes e depois. Nada me fascina mais do que ver um quarto cinzento, mofado e com móveis caindo aos pedaços se transformar em algo aconchegante, colorido, organizado, limpo e "habitável". Aliás, se eu fosse colocar um artigo novo na constituição, o texto seria: "todo cidadão tem o direito de dormir em um quarto decente, com uma cama confortável, um armário organizado e roupa de cama limpa e de qualidade". Parece bobagem? Se você que está lendo acha isso óbvio demais, é porque nunca trabalhou na área social, onde vemos pessoas morando em condições que nem vale a pena descrever!
Bom, mas não estamos aqui para falar de coisas tristes e sim de soluções para tornar a vida ainda melhor! 

Para quem, como eu, precisa fazer dezenas de coisas com pouca grana, vou descrever como estou fazendo a minha reforma para a chegada do bebê. São coisas simples, mas com grande efeito na transformação aqui de casa. Quando as coisas estiverem mais organizadas, posto as fotos.  Espero que sirva de inspiração!
  • Pintura: Todo mundo já falou, mas vale repetir: uma lata de tinta faz milagres! Dica importante: mesmo não tendo grana, invista em uma tinta de boa qualidade. Eu já fiz o teste: tinta ruim= baixo rendimento, acabamento ruim e dificuldade para pintar. Resultado: não vale a pena e nem é tão barata assim. E se você tiver a sorte de conhecer alguém que trabalhe com vendas nessa área, melhor ainda. Um bom vendedor (como o meu irmão: o Frazão do C&C de São Bernardo rs), pode te dar dicas incríveis, como por exemplo, a diferença entre uma tinta pronta e preparada, o que compensa mais no seu caso etc. Eu gastei menos de 200 reais com uma lata de tinta que dará para pintar a casa inteira. Como estou numa fase mais clean, decidi pintar tudo de branco mesmo. Na verdade, cansei um pouco de parede colorida, mas ousar colocar uma cor bacana em uma das paredes dá um efeito fantástico- eu recomendo!
  • Sofás: Trocar um sofá que ainda está bom era fora de propósito (e ainda antiecológico). Colocar uma capa, feita sob encomenda saia muito cara e não resolvia o desgaste da espuma, então resolvi chamar um tapeceiro para o serviço. Mandei revestir de couro ecológico branco (espero que fique bom e que eu não me arrependa da cor)
  • Quadros:  Eu adoro quadros bonitos, pena que sejam tão caros. Então criei algumas alternativas: utilizei uma moldura que estava abandonada num canto e coloquei um tecido que gosto. Deu um efeito bem bacana. Outra coisa que já havia feito foi revestir discos de vinil e cds velhos, também com tecidinhos coordenados. Fica um arranjo bem legal - e baratíssimo.
  • Almofadas: Outro dia fui na Leroy e vi umas capas de almofadas super fofas. Fiquei muito tentada a comprar (não estavam caras) e até coloquei algumas no carrinho. Minha mãe olhou e disse: "que absurdo uma capa custando quase 30 reais, já que você sabe costurar e um metro de tecido não custa isso!". Dado de realidade na veia: realmente não há segredo: tenho máquina e sei fazer costura reta, já fiz capas de almofadas antes. Mãos à obra: Fui na R. 25 de março (a-do-ro!) e comprei vários tecidinhos lindos: um floral azul, um xadrez verde, um cashmere... enfim, com menos de 100 reais comprei tecido para fazer todas as almofadas que preciso e ainda sobrará para outros itens do quarto do bebê. Se você tem habilidade com a máquina de costura (ou uma mãe, amiga, tia, que possa só costurar para você) vale a pena comprar tecidos. Além de poder coordenar as estampas à vontade- o que é uma delícia- basta medir, cortar retinho e marcar com o ferro de passar. Depois costurar (com ou sem zíper), colocar o enchimento e fechar. Quer saber a conta dessa brincadeira? Comprei tecidos bons a 15 reais o metro. Com meio metro, faço 2 almofadas; o gasto com aviamentos (linha, zíper etc) é muito baixo, não chega a 2 reais para cada. Ou seja, com menos de 6 reais faço uma capa linda!!! 
  • Cortinas e tapete: Não sei se todo mundo concorda, mas na minha opinião, não existe decoração bonita sem cortina. São itens um tanto caros, mas existem alguns modelos bem básicos que ficam bacanas (na Tok&Stok, Leroy ou Etna). Eu sempre prefiro fazer, assim invisto em um tecido que gosto e faço o modelo que quiser. Na mesma R. 25 de março encontramos tecidos de todos os tipos e preços. Comprei um poliéster fininho, bem bacana, por menos de 30 reais o metro. Gastei 120 reais e fui fazendo ao longo das últimas semanas... em um dia cortei, em outro marquei as costuras com o ferro de passar, em outro fiz as tiras para colocar no varão. Enfim, fiz de acordo com o meu tempo. Quanto ao tapete não tem jeito, é preciso comprar pronto, em um tamanho adequado ao tamanho da sala, sempre ficando alinhado ao sofá e com uma parte embaixo dele, para evitar que enrole e cause acidentes.
  • Acessórios:  Dá pra garimpar em casa coisas que você nem lembrava que tinha. Um porta retrato que pode ser repintado na cor da atual decoração, uma luminária que pode ser revestida com tecido, um castiçal que pode receber um laço de fita, vasinhos com flores baratas (naturais, por favor!), uma caixa revestida com tecido ou papel de scrap. Há dezenas de possibilidades, desde que respeitadas algumas regras: não colocar muitas informações ao mesmo tempo, coordenar estampas e escolher uma paleta de cores que combinem entre si.
Pensando bem, dá para fazer uma transformação dessas em uma semana, ou um pouquinho mais, desde que a gente saiba o que quer, consiga se programar e faça uma "reservinha" de dinheiro com antecedência.
Semana que vem eu volto com mais idéias!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário