domingo, 5 de fevereiro de 2012

Projeto pessoal: como planejar e executar???


Estabelecer um projeto para a vida é algo que fazemos o tempo todo, mesmo sem organizarmos concretamente, estamos sempre planejando algo para daqui ha um ano, dois, dez, vinte...
Fazemos isso quase que instintivamente. Uma criança pequena já começa a ensaiar seu projeto de vida, quando responde à pergunta: "o que você vai ser quando crescer?", mesmo que a resposta mude o tempo inteiro, há aí um esboço de seu projeto profissional, por exemplo. De alguma forma a noção de que existe o futuro e precisamos saber o que queremos dele, é algo internalizado em nós (ou pelo menos na maioria das pessoas).
A primeira pergunta que nos fazemos é: Para que? . Todo projeto tem um propósito, uma justificativa, por mais simples que seja.
Quando falo em projeto, me vem logo à cabeça: tempo e etapas.

Qualquer projeto que tenhamos para nossa vida, precisa levar em consideração essas duas coisas. Precisamos estabelecer se o projeto é de longo, médio ou curto prazo; Depois disso, se faz necessária a programação de cada uma das etapas para se concluir o projeto em tempo hábil. Os de longo prazo, passam, invariavelmente pelo médio e curto. Já os de médio, requerem algumas etapas de curto prazo. 
Até existem projetos só de curto prazo, com poucas etapas a serem concluídas, mas esses são pequenos projetinhos, quase rotineiros (exemplo: fazer faxina na casa. Justificativa: Precisei reduzir gastos e por isso, só terei faxineira a cada quinze dias. Curto prazo: a- comprar produtos de limpeza; b-estabelecer quantos e quais dias, c- faxinar. Tempo estimado: 1 semana).

Planejar é a única maneira eficiente de se chegar lá, porque, caso contrário, deixaremos para olhar um projeto de longo prazo, somente quando o tempo estiver acabando. 
Vamos lá:

 Longo Prazo: TRABALHAR APENAS NO CONSULTÓRIO

Justificativa: Quero reduzir a quantidade de horas trabalhadas, ficando com apenas um trabalho: hoje tenho um vínculo empregatício, em serviço de saúde, com 40 horas semanais e um trabalho autônomo em consultório, com aproximadamente 10 h/semanais.  Apesar desse primeiro vínculo ser a maior fonte de renda hoje, o trabalho não tem me dado prazer e tem me causado um grande desgaste emocional e físico. Tenho adoecido muito.
Já o segundo vínculo (autônomo) tem me dado cada vez mais prazer e, apesar de trabalhar apenas 10h (1/4 do anterior), já corresponde a 1/3 de toda minha renda, com tendência a aumentar.
Prazo: 5 anos

Etapas

Médio prazo
  • Quitar dívidas maiores (apartamento e carro)
  • Quitar todas as dívidas pendentes
  • Investir mais no consultório

Prazo: 2 anos e ½


Curto prazo
  • Organizar planilha financeira,  planejando os passos seguintes
  • Cortar gastos, diminuir pagamento de juros
  • Negociar todas as dívidas pendentes
  • Poupar: inicialmente 10% da minha renda, depois a quantia suficiente para  concluir os objetivos de médio prazo
  • Criar estratégias de ampliação do meu trabalho no consultório: ver convênios e cursos
Prazo: 3 meses

Pode parecer meio louco organizar as coisas desse jeito, mas acho legal visualizar e planejar cada etapa.
Como dizia minha avó: A gente só anda um passo de cada vez!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário