sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Minha planilha de orçamento

Esta é minha planilha de orçamento. Já tentei utilizar ferramentas mais modernas, mas não me adaptei.
Na minha opinião, o melhor é aquilo que facilite sua vida no dia a dia e se adapte às suas necessidades. Para quem está sempre on line, há programas que podem ser muito úteis, mas para mim (que até há alguns anos, fazia o controle só em agenda de papel, e dava certo), uma boa planilha em excel  tem funcionado bem nos últimos 2 anos. Com o tempo fui aprimorando minhas técnicas de controle financeiro: como já disse aqui, dividir por categorias de gastos, pensando em percentuais, tem facilitado muito no momento de cortar gastos.
Divido em duas sessões: fixas e variáveis. Assim:
  • FIXAS
             HABITAÇÃO: Prest. Apartamento, condomínio, Acordo cond. Atrasado
             SERVIÇOS: luz, Internet, celular, telefone, iptu e faxineira
             TAXAS/OUTROS: Conselho, IPVA, empréstimo, tarifas/juros c/c

  • VARIÁVEIS

            ALIMENTAÇÃO: supermercado, feira, açougue, restaurantes, bares
            SAÚDE/CUIDADOS PESSOAIS: médico, dentista, psicoterapia, medicação, cabeleireiro
            VESTUÁRIO E LAZER: roupas e calçados, cinema, viagens, material artesanato, revistas etc
            TRANSPORTE: gasolina, prest. Carro, pedágio e passagens de metrô
            OUTROS: manutenção da casa e do carro
            ATRASADOS: todas as contas vencidas em outros meses

  • FECHAMENTO:
     RECEITA (salário fixo, renda variável e renda extra)
     DESPESAS PAGAS
     SALDO
     DEPÓSITO EM POUPANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário