segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Perder tempo???? Quem admite?

É muito difícil alguém admitir que não sabe administrar o tempo, mais difícil ainda alguém admitir que perde tempo com coisas pouco importantes.
Eu, por exemplo, que não sou nenhum modelo de organização, vivo tentando "me justificar" quando perco tempo fazendo coisas completamente inúteis. Um exemplo? Eu passo longas horas assistindo televisão- pronto assumi! Nas minhas férias, gastei mais tempo sentada no sofá, assistindo filmes e novelas e telejornais  inúteis do que me divertindo e, minha desculpa, era que estava descansando! Descansando do que, se eu estava de férias???? Não adianta tentar explicar, era uma desculpa lastimável, que me custou boa parte das minhas sagradas férias! Tudo bem que estava frio e que eu resolvi não viajar e que eu estou grávida e me canso mais fácil... mas eu poderia, por exemplo, ter assistido mais filmes bons - isso sim seria legal!
No final, dá aquele gostinho amargo de "perdi-meu-tempo-precioso-com-coisas-fúteis" e aí já foi!
Bom, pra começar é preciso localizar o problema: O meu é preguiça e falta de ânimo (ainda resquícios da depressão?- talvez!). O fato é que sair tem sido mais difícil e tenho tido alguma dificuldade em me concentrar nas leituras e no artesanato, por exemplo. Com isso, meu tempo livre, em casa, serve para pouca coisa (além de trabalhar na organização) e isso é uma armadilha para o ostracismo. Me vejo largada no sofá, com o notebook na mão e a tv ligada. Resultado: teve dias em que comecei assistindo ao telejornal da manhã, passei por todos os outros ao longo do dia, assisti 3 ou 4 novelas, mais dois filmes e por fim... nada de cultura que valha a pena!
Admitido isso, com seus devidos "porquês", preciso pensar em soluções!!!
E precisa ser rápido!!!!!
Tarefa para esse mês de agosto: Reduzir o tempo de tv à noite e o tempo de internet.
Como fazer: primeiro preciso conseguir colocar no lugar outras coisas que me dêem prazer. Tenho duas propostas já formatadas e mais uma em andamento:

  • Vou iniciar o yoga, que além de preencher meu tempo, ainda me dará mais saúde e disposição. 
  • Vou dedicar 3 noites (apenas um tempinho) para fazer os meus trabalhinhos artesanais e costurinhas. Isso eu já iniciei, estou fazendo as cortinas da minha sala e do quarto do bebê; comecei a fazer uma capa para minha máquina e as capas das almofadas. Isso fora os trabalhos que já estavam pendentes e que pretendo concluir até novembro.
  • Ainda em construção: projeto de estudo de inglês (ainda não defini o curso, mas sei que será on line e bem baratinho!).
Com isso minha rotina fica assim:
Segunda-feira: Trabalho até 19h30 e depois vou para o Yoga (das 20 às 21h). Chego em casa tarde e cansada! Faço algo para jantar em meia hora, assisto uma hora de tv/internet e vou tentar dormir por volta das 23h30.
Terça-feira: Trabalho também até as 19h30. Faço o jantar, lavo roupa e dou uma ajeitada na cozinha (em 1h). Assisto tv e faço artesanato (por uma hora e meia). Estudarei inglês (por meia hora) e vou dormir.
Quarta-feira: Saio do consultório muito tarde (por volta das 21h), chego cansada após trabalhar em 2 empregos, por mais de 12h! Janto, assisto tv por meia hora, namoro um pouquinho e vou dormir.
Quinta-feira: Também chego tarde e repito a rotina do dia anterior. As vezes nem venho direto pra casa e marco um encontro com meu namorido em algum lugar, pra jantar e conversar. A esta altura já estou acabada! Preciso encontrar um tempinho para estudar inglês.
Sexta-feira: É o único dia em que chego mais cedo (por volta das 17h40 já estou em casa). Apesar de ser "um alívio" aproveito para marcar meus compromissos... dentista, manicure ou encontro com alguma amiga. Por fim, não sobra tempo pra muita coisa, mas vou reservar uma horinha para meus trabalhos artesanais.
Sábado: Trabalho até 14h e quando chego em casa estou muito cansada. Ainda aproveito para ir ao supermercado, farmácia, padaria, shopping etc. No final da tarde, ainda dá tempo de fazer um pouquinho do artesanato (as vezes consigo). A noite, ambos estamos destruídos, mas faço questão de cozinhar alguma coisa gostosa e curtimos um filminho juntos. Temos tentado dormir mais cedo no sábado, já que não estamos com pique de balada!
Domingo: ele fica com os filhos e eu com minha família. Aproveitamos para tomar o meu famoso "café da manhã de domingo" com tudo a que se tem direito e temos tempo pra conversar um pouquinho mais tranquilos. Só voltamos a nos encontrar a noite e isso me faz falta, mas enfim, é a vida!
Bom, isso é um projeto para os próximos 4 meses. Depois muda tudo, com a chegada do meu pequeno!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário