terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Novas estratégias para otimizar meu tempo na rotina doméstica

Esses dias encontrei uma amiga querida e ficamos horas conversando sobre nossa louca rotina. Ela, assim como eu, trabalha fora, cuida da casa, leva filho pra escola e tudo o mais. Além disso ela tem 2 filhas. Percebi que a sensação de que não vou dar conta de tudo não é privilégio meu hahaha.
Ficamos trocando figurinhas sobre o que e como fazer pra dar conta do essencial e não pirar. Além disso temos um sonho (acho que o sonho de toda mãe) de termos algum tempo para sair e fazermos coisas que não sejam programas de criança!
Depois de vários desabafos e constatações, fiquei feliz com algumas idéias que surgiram (valeu Ariane!!!). Ela tem uma rotina ainda mais difícil que a minha. Além de ter o dobro de filhos (e o dobro de roupa pra lavar, louça, brinquedos...), trabalha 6 horas diárias, iniciando de manhã, o que torna a rotina ainda mais corrida. Como a maioria das pessoas que conheço, ela também está enfrentando a dificuldade de manter uma faxineira, tanto pela escassez de pessoas, quanto pelo gasto, que está cada dia mais alto.
 Então, minha amiga resolveu parar de passar roupa e me deu vários exemplos que me pareceram convincentes: não passar uniforme da escola, moletons das meninas e camisetas. Se tirar do varal e já dobrar, fica super desamassado. Começou usar lençóis de micro fibra, que não amassam. Achei essa idéia super legal, porque esses lençóis, apesar de não serem de tecido "nobre" são bem macios e duráveis. Eu já havia comprado um para a cama do filhote, mas ainda não havia pensado nessa praticidade... vou adotar!
Outra coisa que ela está testando e que já copiei foi a otimização das compras de supermercado. Eu já venho pensando nisso há meses e não havia chegado a uma solução razoável. Ela está comprando alguns itens em maior quantidade, para não ter que ir no mercado tantas vezes. Eu já havia pensado nisso, mas sei lá porque, deixei de pensar e esqueci.
Na semana passada fui ao supermercado perto de casa, que apesar de ser desses "bem de bairro", tem um preço melhor nos produtos de limpeza. Comprei todos os produtos que uso em quantidade suficiente para 3 meses, aproveitei e comprei alguns produtos de higiene também. Minha amiga esperta fez o mesmo com os descartáveis.
Achei boa essa estratégia, por vários motivos:
- Otimização do tempo. Não ter que ir a todos os setores do supermercado a cada compra, faz o tempo render muuuito! Além disso, na hora de guardar é muito mais fácil e rápido.
- Economia financeira:Sempre acabo gastando mais em um supermercado que tem mais opções de horti fruti, mas que tem preços mais altos em produtos de limpeza e não perecíveis. Por não ter tempo de ir a vários mercados, sempre compro no mesmo lugar. Nesta mudança de estratégia percebi que já economizei uns 30% só nos produtos de limpeza e higiene. Só isso já me deixou feliz!
- Se conseguir fazer isso com outros itens, em alguns meses estarei com as compras bem mais organizadas e livre do estresse atual de ir ao mercado toda semana.

Além disso estou testando algumas outras estratégias:
- Lavar roupas menos vezes por semana. Tive que fazer um investimento em roupas para o Biel, que está crescendo e perdendo tudo muito rápido. Ele está na fase de desfralde e isso triplica as trocas de roupas. Para conseguir lavar as roupas dele apenas uma vez por semana, tive que comprar várias calças e cuecas. O estoque de camisetas está ok.  Há uns 15 dias estou dividindo a lavagem de roupas assim: No início da semana lavo todas as roupas coloridas (uma única vez, carga completa). A cada 15 dias revezo: jeans ou roupas brancas e no final da semana lavo lençóis de toalhas.
Já disse aqui que há anos optei por toalhas brancas, o que facilita muito na hora de lavar, porque não tem risco de desbotar, duram mais e não preciso separar. Ainda tenho algumas toalhas coloridas, mas pretendo substituir todas no próximo ano, para passar a lavá-las a cada 15 dias também. A única coisa que tenho que lavar mais vezes são os uniformes, principalmente as camisetas brancas, aí não tem jeito de acumular. O limite aqui em casa agora são 3 máquinas por semana, mas ainda posso diminuir para duas!
Tenho considerado também a compra de uma lava-louças, mas ainda tenho dúvida. Às vezes acho frescura, mas tem dias que eu queria que a louça simplesmente desaparecesse! Dizem que ela gasta menos água do que se lavar na mão e esse é um bom argumento, mas que não significaria nenhuma economia financeira aqui em casa, já que a água está incluída no condomínio. Isso me faz mudar de idéia, porque seria um investimento alto e sem retorno financeiro. Mas... ainda estou pensando!
Se alguém tiver alguma outra sugestão... estou aberta a qualquer dica que otimize meu tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário