quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Minha estratégia para otimizar o tempo - parte 1

O dicionário diz que otimizar significa tornar ótimo ou ideal. É extrair o melhor rendimento possível (...) É proceder a otimização empregando técnicas para selecionar as melhores alternativas para se atingir os objetivos determinados.

Eis aqui a minha lista de tudo o que preciso fazer para conseguir dar conta da rotina, sem me estressar tanto e sem a sensação de que "não tenho tempo pra nada". Ainda estou estabelecendo as técnicas para atingir meus objetivos. Mas, aí vai:


  •  Programar melhor minhas idas ao supermercado;
  • Organizar a rotina de limpeza da casa, de maneira que eu não me desgaste tanto e consiga, a médio prazo, não depender de uma faxineira;
  • Otimizar meus controles bancários;
  • Organizar melhor o cardápio semanal;
  •  Destralhar mais ainda a casa e ter uma decoração mais minimalista;
  •  Melhorar a rotina de lavanderia;
  • Criar uma rotina de controles, arquivamento de contas e papéis diversos;
  • Criar uma rotina de postagem no blog;
  • organizar melhor nosso lazer.

  • O primeiro item tem haver com vários outros. Ao programar melhor minhas idas ao supermercado, ou seja, ir menos vezes e de forma mais eficiente às compras, já tenho que pensar melhor no cadápio da semana, nos programas de lazer e refeições fora de casa e nas rotinas de limpeza e lavanderia, já que isso envolve a quantidade necessária de produtos de limpeza.
    É isso aí, uma coisa puxa outra e vamu lá!
    Como já contei, resolvi testar algumas estratégias depois de conversar com uma amiga, que deu voz a uma idéia que eu já tinha tentado, mas que sem muita reflexão acabou sendo abandonada. 
    O problema é esse: Acabo indo toda semana ao supermercado, principalmente por causa dos horti frutis e carnes, com isso abandonei a velha e boa compra do mês (que outrora já funcionou muito bem!). Apesar disso não parecer um problema, com meus horários cada vez mais apertados, acabo usando minhas únicas horinhas de folga (folga mesmo, sem filho, sem agenda), para fazer isso. Além disso, acabo comprando mais supérfluos por ir tantas vezes ao mercado. Outra questão é que não é só fazer a compra, tem que carregar, por e tirar do carro e guardar tudinho.
    No final de novembro comecei a por em prática a nova estratégia: fazer alguns estoques, nada muito grande, até porque não disponho de muito espaço. Comecei pelos produtos de limpeza e higiene. Só passou o primeiro mês, mas só de não ter que passar por esses corredores no supermercado, já percebi uma economia de tempo bem grande. Em janeiro vou fazer o mesmo com alimentos não perecíveis.
    Para isso já fiz uma adaptação bem legal nos meus armários. Eu tenho na minha cozinha um armário bem fininho e profundo, do lado da geladeira, que era para guardar vassouras, mas o marceneiro não cumpriu as especificações e simplesmente, não cabem vassouras e rodos de cabo grande (dã!). Comprei umas tábuas de pínus, que estavam em promoção na leroy e já mandei cortar, de grátis, lá mesmo. Instalamos no armário e ganhei 4 prateleiras bem grandes e legais. Com esse ganho considerável de espaço eu consigo colocar todo meu estoque lá.
    Bem, a ideia é essa: janeiro- comprar alimentos, enlatados, óleos e tudo o que puder guardar, para os próximos 4 meses. Em fevereiro devo repetir o mesmo com os produtos de limpeza e higiene e em março, fazer o mesmo com descartáveis. Assim, só volto a fazer compras em junho. A ideia é que, com o tempo eu só faça compras grandes a cada 3 ou 4 meses. Se der certo, vai ser legal, não?
    Sei que ainda vou continuar indo muitas vezes para comprar frutas, legumes e demais perecíveis, como frios, iogurtes e manteiga, mas só de saber que minhas idas ao mercado, podem ser feitas em horários em que estou com meu filho e que não tomarão mais do que 30 minutos do meu tempo, poupando assim meus horários livres, para fazer minhas coisas (ou nada), já fico bem aliviada!
    Pretendo com isso poupar tempo e também dinheiro,, porque conseguirei controlar melhor os gastos.
    Essa foi a primeira parte do meu projeto de otimização do tempo. Depois volto com os próximos capítulos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário