domingo, 24 de março de 2013

Organizando a rotina doméstica

Tenho pensado muito em como organizar minha rotina doméstica para o retorno ao trabalho (depois da licença maternidade, que acaba daqui há um mês). Como já contei, tenho 2 trabalhos: um formal, com horário extenso (40 h/s) e outro complementar, em 2 tardes/noites e sábado de manhã. Neste segundo eu já retornei e já sinto o peso da mudança de rotina. Como entro entre 15 e 16h, tenho a manhã todinha livre, mas é bem corrida, principalmente porque não tenho conseguido levantar muito cedo e os cuidados com o bebê ainda me tomam todo o tempo. Fora isso, cuido da casa, lavo roupas e deixo o jantar adiantado. Quando comecei a escrever este post, eu e meu companheiro nos revezávamos para buscar o filhote na vovó, mas houve uma mudança no meio do caminho, mas isso não vou comentar agora. Então agora, só eu busco o bebê e isso me toma mais um tempinho.
Estou bastante preocupada com o retorno ao trabalho, primeiro porque são muitas horas fora de casa e sei o quanto é importante ficar próxima ao meu filho; além disso tem toda a rotina doméstica que precisa ser equacionada para que eu possa me dedicar a ele todo o tempo que ficar em casa.
Desta forma, comecei a estabelecer algumas rotinas já durante esse período:
  • Estabeleci 2 dias para lavar roupa: segunda e terça-feira, às vezes sobra a roupa de cama para a sexta-feira. A roupa do filhote eu lavo até 3 vezes por semana, à mão (só centrifugo).
  • Refeições: Como eu já disse, faz parte da minha mudança de hábito comer mais em casa. Além de saudável, tem o fator econômico. Cozinho feijão na segunda-feira (às vezes fazia 2 vezes por semana, mas agora será só segunda mesmo). Já separo para congelar e utilizar nos outros dias. Cozinho arroz a cada 2 dias e lavo salada a cada dois dias também. Ainda preciso melhorar a logística dos legumes e verduras. Acho que vou voltar a um velho hábito de fazer sempre o dobro do que vou consumir e congelar.
  • Compras: Esse item ainda está bem bagunçado, mas a idéia é ter um dia fixo para as compras de carnes e horti-fruti. Mantenho a compra mensal de não perecíveis e produtos de limpeza.
  • Faxina: tenho uma faxineira semanal, que limpa a casa e passa roupa. Caso eu permaneça nos dois trabalhos, uma idéia e aumentar mais um dia, mas ainda prefiro que a gente se vire e mantenha a limpeza e organização ao longo da semana.
  • Sábado a tarde: Antes de buscar o filhote preciso ir ao supermercado, fazer a unha (quinzenal), ir a farmácia e pagar as contas. Houve um tempo em que eu fazia quase tudo na hora do almoço (exceto a unha), talvez eu precise voltar a me organizar para isso.
  • Horário de acordar: Sei que não adianta eu prometer que vou acordar mais cedo pra deixar as coisas em ordem, mas preciso melhorar meu sono e começar a acordar um pouco mais cedo, pra ir me acostumando e não sofrer muito quando voltar a trabalhar.
  • Rotina noturna: Será difícil organizar tudo à noite, principalmente porque é o único período que terei para ficar com o filhote, então elegi prioridades: primeiro os cuidados com ele, sempre! Depois vem um período para: lavar a louça, colocar roupa na máquina, cozinhar, estender a roupa e organizar o banheiro. E só! Afinal é só isso que dá pra fazer, depois de mais de 10 horas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário