sexta-feira, 22 de março de 2013

Recriando rotinas com a chegada do bebê

Escrevi este post em janeiro e até agora havia esquecido dele!

Com a chegada do filhote toda minha rotina deixou praticamente de existir. Nas primeiras semanas isso é necessário e vital para a adaptação, porém, passado mais de um mês, me vejo sentindo falta da rotina diária, de um “plano” de ação. Parece que as coisas ficam meio soltas e a gente, meio sem chão.
Bom, isso para mim já é suficiente para perceber que o caos estava rondando minha vida!!!
No primeiro mês não consegui fazer as unhas, arrumar a casa, me diverti muito pouco, comi fora de hora... Toda a rotina era apenas para o bebê e meu esforço deu certo: hoje ele já tem um horário razoável para levantar,  temos uma rotina para a hora do banho e os horários de descanso são mais ou menos os mesmos. A única coisa ainda difícil é a rotina de mamadas, mas nisso estamos trabalhando.
Agora que ele já cresceu um pouquinho, estou retomando a rotina da casa, do trabalho, dos cuidados comigo e do lazer.
Organizei minha semana assim:
  • Estamos levantando por volta das 9h30, mas pretendo começar a levantar mais cedo, assim que melhorar a rotina do sono noturno (ele ainda fica acordado até de madrugada e acorda várias vezes);
  • Quando ele está bem de manhã, consigo tomar um banho e começar meu dia de maneira mais leve, caso contrário apenas lavo o rosto e escovo os dentes. Tomo café e sigo para os cuidados com ele.
  • Mantenho o banho dele sempre em horário próximo (entre 10h30 e 11h);
  • Depois do banho e da mamada ele dorme por alguns minutos, consigo então cuidar rapidamente da casa: 
  • A primeira coisa que faço é colocar roupa na máquina (2ª  e 3ª feira), depois recolho roupas e toalhas espalhadas pela casa, arrumo o quarto dele, passando pano no chão e álcool na bancada, limpo rapidamente o banheiro.  (gasto cerca de 30 minutos)
  • Depois vejo TV com ele e aproveito para descansar um pouco.
  • Quando ele dorme novamente, lavo a louça e guardo a que estava no escorredor. Se der, passo um pano no chão.
  • Arrumo algo para almoçar. Almoço e descanso por cerca de 2h, enquanto ele dorme;
  • Dou uma arrumadinha na sala e no meu quarto
  • Saio para passear um pouco (caso o tempo ajude);
  • Coloco a roupa no varal e faço o jantar
  • Assistimos tv, jantamos e descansamos um pouco
  • Nos dias quentes, dou um banho antes de colocá-lo na cama;

Nenhum comentário:

Postar um comentário