domingo, 4 de março de 2012

O difícil caminho de mudar hábitos

Depois do choque de perceber que terei, provavelmente, redução de 2/3 da minha renda, veio a pergunta: e agora, o que faço? Sei que o caminho será tortuoso, difícil mesmo, mas sei também que posso e consigo.Pensei sobre duas coisas sobre as quais já escrevi: simplicidade e paz de espírito.
Quanto à simplicidade, penso que já avancei um pouco, reduzindo gastos desnecessários e revendo alguns hábitos. A paz de espírito (defendida por Stephen Kanitz, num texto lindo que já indiquei aqui) é o que eu vinha buscando, quando me organizei para começar a quitar todas as dívidas atrasadas e iniciar uma poupança. Infelizmente, a poupança ficará suspensa, já que ainda nem sei como será minha vida financeira nos próximos meses, mas, aquilo que a gente aprende jamais é esquecido e eu aprendi direitinho... preciso equilibrar minhas finanças para alcançar essa tão sonhada paz de espírito! Se não conseguirei fazê-lo em forma de poupança, farei em forma de economia e de respeito ao meu dinheiro. Lembrei uma frase da minha irmã, que sempre repito: "não sou pão dura, apenas valorizo meu dinheiro". Faz muito sentido nesse momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário