terça-feira, 6 de março de 2012

Algumas estratégias para agilizar a limpeza e organização da casa – Parte I: Cestos

Quando decidi arregaçar as mangas e voltar a limpar a casa eu mesma, precisei resgatar algumas estratégias que já usei no passado e encontrei algumas outras na net.
Sempre usei cestas e potes para organizar coisas. É uma maneira eficiente de ter a mão o que precisamos em cada cômodo da casa.
No banheiro: Há bastante tempo coloquei um cesto de fibra, com  o secador, escovas de cabelo, sabonetes e creme dental. Isso facilita muito, porque além de ficar organizado, quando acaba o sabonete não preciso sair do banheiro para buscar. Além disso tenho um cesto plástico sobre a bancada, com tudo o que uso diariamente: desodorantes, cremes, fio dental etc.
Há alguns meses resolvi adotar um outro hábito, que tem sido muito eficiente: Coloquei um pote com o que preciso para uma limpeza rápida: uma esponja, desinfetante, uma escovinha (para limpar os cantos da pia e ao redor da torneira). Agora vou atualizar essa idéia, colocando um pano de limpeza e um produto multi uso. Com esse kit, consigo limpar rapidamente a pia, o vaso e até mesmo limpar alguma sujeirinha do chão.

Na área de serviço: Uso dois cestos plásticos sobre uma prateleira: Em um deles há tudo o que preciso para lavar roupas (sabão em pó, amaciante etc) e no outro estão todos os produtos de limpeza da casa. Assim, quando vou limpar um cômodo não preciso ficar indo buscar cada produto. Eles vão todos comigo de uma vez!

Caixa e cesta de remédios: Não, eu não sou hipocondríaca! Tenho, infelizmente, que fazer uso regular de algumas medicações. Estas estão em um cestinho na cozinha, próximo das coisas do café da manhã, para que eu não esqueça de tomar. No quarto tenho uma caixa com outros que são para uso esporádico: analgésicos, descongestionante nasal e materiais de curativo. Umas duas vezes por ano, jogo no lixo tudo o que está vencido ou tenha sobrado de algum tratamento curto.

Parece tudo muito obssessivo, mas na verdade é uma maneira bastante eficiente de organizar as coisas para não me estressar tanto.

Cestos, cestinhas e cestões... como eu viveria sem eles! hahaha

Um comentário:

  1. Oi, eu tb tento sempre me organizar e gosto de ler dicas a respeito deste tema. O que eu faço com remédios é: verificar a cada 6 meses (e vejo o está pra vencer nos próximos 6 meses) e doo num posto de saúde que fica a caminho do meu trabalho, como tomo poucos medicamentos, também dou uma olhada na casa da minha mãe (ah... naum sou hipocondriaca nem tenho TOC, sou farmacêutica, heheh) é pouca coisa que fica pra doar, mas eu penso que assim naum prejudico o meio ambiente, pois medicamentos são altamente tóxicos ao meio ambiente e ajudo alguem sem $ pra comprar. Nesse momento eu sempre acho uma vitamina, um pó de guaraná que estava "parado" e começo a tomar novamente... Lembrando que para descartar o ideal é devolver numa farmácia, pois pela lei eles são obrigados a receber e colocar pra incineração, se preferir pode deixar numa farmácia de posto de saúde. Assim contaminamos menos. Bjs e parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir