sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Minha rotina de organização da casa em 2016

Comecei o ano bem cansada, um tanto angustiada com a crise financeira, mas ainda assim muito otimista em relação aos meus projetos pessoais, principalmente confiando muito na nova etapa de organização que está se iniciando. Tudo bem que a gente se empolga a cada início de ano e promete que este ano vai ser tudo diferente. Ok que isso tem haver com uma insana necessidade de acreditar que um ano novinho nos traga tudo de novo, mas a questão aqui é que venho implementando algumas mudanças bem legais na minha vida e isso está fazendo muito sentido, não porque é ano novo mas porque estou mais cuidadosa para não me perder e porque tenho tentado organizar as coisas de maneira mais leve e efetiva.
No mês de dezembro, por exemplo, instituí o desafio de tirar uma peça por dia do meu guarda roupa (na verdade 07 peças a cada final de semana). Como já contei, coloquei uma caixa no quarto e a cada final de semana ia colocando tudo o que seria descartado.
O resultado foi muito positivo. Consegui ao longo do mês me desapegar de 51 itens- um sucesso!!! hahaha.
Em janeiro a luta continua... A mesma caixa será enchida a cada semana com 07 itens. Por enquanto está tudo dando super certo. Recomendo, viu!
Hoje foi a segunda quinta feira do ano. Aproveitei a vinda da faxineira e dei uma super geral no armário do meu quarto. Foi como tomar banho de sal grosso no ano novo! Foi um alívio deixar tudo limpinho e arrumado.
Fiz um roteiro (mental) de organização do armário que deu super certo. Como não tenho muita disposição para esse serviço, aproveitei a vinda da faxineira e fiquei o dia inteiro em casa fazendo tudo junto, com isso, consegui concluir várias tarefas de uma vez.
Tirei todos meus sapatos para limpar. Tenho um problema em relação a isso: odeio limpar sapato, vou procrastinando e a sujeira se instala! Agora tirei tudo e vou fazendo à medida que consigo. Vou deixar na lavanderia, porque se devolvo no armário, não terá adiantado nada minha faxina.
Quanto às roupas, coloquei tudo sobre a cama e depois da limpeza arrumei tudo no armário, separando por tipo. Sei que isso não dura muito na rotina, mas pelo menos deixei bem dividido o armário de inverno do de verão. Esse negócio de guardar no maleiro as roupas da outra estação não rola, porque além de não ser nada prático amassar as roupas que estão passadinhas nos cabides, ainda tem o fato de viver num país tropical e em SP, onde faz 35 graus no início da tarde e 20 graus à noite. Então, setorizar dentro do armário já ajuda muito.
Resolvi fazer também algo que já comecei antes, mas sempre acabei desistindo: um inventário do meu guarda roupa. Aproveitei que montei meu planner e já imprimi o inventário, com todos os itens. Aí foi só fazer a contagem. Com isso, fica claro o que tenho em boa quantidade e o que preciso comprar (ex. tenho 12 vestidos de verão, o que está super bom, mas não tenho calça social- na verdade tenho uma apenas). Percebi que tenho poucas batas, coisa que adoro! Preciso de jeans novo, mas isso vou esperar emagrecer um pouco, para comprar o número certo.
O inventário é uma experiência legal, mas ainda não terminei, falta atacar as gavetas.
Outra coisa que fiz, foi começar a desocupar meu banheiro, que acabou virando um quarto de bagunça (era pra ser um closet!). Bem, ter um quartinho onde se pode "esconder" a bagunça definitivamente não funciona. A idéia quando desativei o banheiro era ter mais espaço para guardar as coisas. Eu ainda não tinha filho e um banheiro era mais que suficiente. A vida muda e a gente sempre precisa se adaptar. Agora somos só eu e ele, então a configuração da casa foi repensada. Vou ter um banheiro só pra mim de novo!!!
Meu dia ontem foi super cansativo, porque trabalhei até três da tarde sem parar, mas foi muito gratificante. Cheguei em casa à noite e estava tudo uma delícia de tão organizado.
Ainda tenho que organizar meu material de artesanato, preciso comprar mais caixas plásticas bonitinhas porque boa parte do material ficará na sala agora, então tem que ter boa aparência, né?
É isso, organizar é possível quando se está disposto a investir tempo e energia naquilo que consideramos importante.
Eu estou me organizando para ter mais tempo para o que realmente importa. Hoje por exemplo, estou ainda de folga e apesar de já ser meio dia, estou escrevendo este post sem pressa, enquanto vejo tv e o filhote brinca ao meu redor. A tarde iremos passear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário