domingo, 8 de novembro de 2015

Tentando (mais uma vez) mudar meu estilo de vida

Depois que fiz aniversário (45 anos!) comecei sentir uma necessidade grande de fazer algumas mudanças no meu estilo de vida. Quero voltar a investir em coisas que foram se perdendo ao longo dos anos.
Acho que tudo começou na verdade depois de ver um post de um dos meus blogs preferidos, o dcoração, da Viviane Pontes. Era um post que mostrava um jardim de latas, super singelo e lindo! Naquele momento fui tomada por uma saudade imensa da minha infância. Como eu já disse antes, sou "filha de vó" e é dela que tenho mais saudades na vida. Lembro que nós plantávamos várias coisas nas latas (lembram das latas de óleo de soja?) e pendurávamos nas paredes. Já fazíamos jardim vertical- moderno, hein?
Além de sentir muita falta da minha avó que me ensinou quase tudo sobre amor, simplicidade, fé e coragem, sinto também falta daquela vida, do cheiro da terra e das tardes de chuva quando eu ficava sentada na janela do quarto vendo a chuva cair sobre as plantas (milhares de plantas) da minha vó e depois esperava ansiosamente, quando a chuva parava e o sol reaparecia. Era um momento mágico em que o sol fazia as gotas de chuva sobre as folhas brilharem. E depois sempre aparecia um arco iris e um sapo! Essa foi minha infância e me lembro de ficar muito, muito tempo contemplando tudo isso.
Há cerca de um mês decidi voltar a viver um pouco disso. Por mais que hoje eu viva em um apartamento e não possa me sentar na janela para olhar a chuva, ainda posso fazer coisas que me remetam àquele tempo.
Decidi que quero descomplicar a vida, viver com menos e de maneira mais leve. Devo isso ao meu filho!
Eu outubro fiz com ele uma viagem para a praia e não foi um momento muito fácil, primeiro porque ele tem quase 3 anos e está numa fase de grandes experimentações e me testando muito. Depois porque foi a primeira viagem que fizemos só nós dois (sem pai, avó ou tias) e foi cansativo cuidar dele o tempo todo sozinha. Por último teve uma fala dele que me acendeu uma luzinha vermelha. Estávamos na praia e ele ficou irritado com a areia e com a onda, então disse que preferia ir ao shopping! Por mais que tenha sido engraçado na hora, depois fiquei pensando em qual estilo de vida ele conhece e em como serão suas recordações da infância daqui a vinte anos. Vai ser triste ele ter lembranças de shopping! Quero dar a ele (e a mim) muito mais do que isso. Quero que tenhamos experiências mais significativas, mais sensoriais e lembranças mais afetivas. É nisso que quero investir meu tempo.
Para que consiga fazer isso, preciso me organizar. Preciso organizar o tempo, a casa e as finanças, mais uma vez!
Neste final de semana estou fazendo uma experiência que está dando certo. Ontem (sábado), depois de trabalhar de manhã, vim pra casa antes de buscá-lo na vovó. Dei uma limpada e organizada em toda a casa e quando fui buscá-lo já estava mais leve. Chegando em casa fizemos pão integral e pizza para o jantar. Ouvimos música e tivemos uma noite leve. Hoje tomamos café da manhã bem demorado, com nosso pão integral e suco detox. Estamos em casa, tranquilos, sem pressa e sem compromisso. Apesar dele estar assistindo tv e eu estar aqui, escrevendo este post, estamos juntos, ligados. Paro de escrever pra fazer um carinho ou ver um desenho de vez em quando. Estar junto não é só estar fazendo coisas juntos, mas é estarmos ligados. Agora vou parar de escrever porque ele quer fazer "naninha", cheio de preguiça nesse dia chuvoso... delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário