domingo, 18 de novembro de 2012

Coisas que ninguém te conta sobre a gravidez...

Não quero aqui estragar o sonho romântico de ser mãe de ninguém, mas queria compartilhar umas "coisinhas" que ninguém conta! Até porque, a maternidade é um momento tão mágico e tão maravilhoso que eu acredito até que a gente esqueça tudo o que passou de ruim nesses eternos 9 meses!!!!
Então tá, eu sou um pouquinho sarcástica e muito pé no chão... por isso vou destruir seu castelo, mas só um pouquinho, tá?
Aliás, se alguém está lendo isso, é porque quer mesmo saber toda a verdade, hahaha!
No meu primeiro mês de gestação fiquei mega estranha e acho que todas ficam:
A gente fica feliz, mas desesperada com  toda a responsabilidade que vem pela frente.
Fica realizada, mas não consegue realizar quase nada do que estava acostumada.
Se sente poderosa, mas fica frágil feito um cristal.
Acha que todo mundo vai te admirar, mas ninguém nem percebe direito o que está acontecendo.
Ou seja, a sensação é de que algo muito esquisito está acontecendo!!!!!

Então vem os enjôos e um sono que jamais alguém sentiu igual! Aí você sente uma fome tremenda, mas quando come passa mal! Aí você dorme o quanto precisa e perde seus compromissos e perde dinheiro e perde até um pouco da credibilidade (afinal, como assim não foi trabalhar hoje, porque não conseguia ficar acordada????). Prepare-se, isso vai durar, no mínimo, três meses! Pra mim, foram mais de quatro!!!!!!!!!

Chega o segundo trimestre... Ahhh o segundo trimestre, onde tudo está mais adaptado e você se sente bem melhor, certo??? Só se for pra você! O gasto de energia pra produzir um bebê é imenso, logo o cansaço que senti foi mais ou menos assim: como se eu tivesse deixado de atender pacientes e começado a fazer parte da equipe da construção civil. No final do dia "carregando pedra" tudo dói! Se você é sedentária como eu e quer engravidar, aí vai o melhor conselho: Comece uma atividade física imediatamente!!!!!!!
Vai por mim, fará toda a diferença! Eu, já idosa que sou, tenho uma coluna, digamos claramente: "podre". Quando os primeiros quilos chegaram (até aí normal), minha coluna quase me imobilizou. Sem brincadeira, a dor é in-su-por-tá-vel!
Além disso, se você não consegue ser um sargento na hora de se alimentar, vão faltar nutrientes e a imunidade cai. Resultado: tive uma sinusite que durou dois meses (dá pra imaginar, sentir dor de cabeça e nos seios da face, por mais de 60 dias, sem trégua?). Não tô dizendo que isso aconteça com todo mundo, mas aquilo que já é frágil na gente, fica bem mais vulnerável. Então, pra ser feliz nessa fase, o ideal seria ficar descansando em um spa, daqueles com equipe médica, fisioterapeuta, nutricionista, comidinhas bem regradas, atividade física na medida certa e uma rede embaixo de uma árvore... Se eu soubesse que isso aliviaria meu sofrimento, eu teria feito uma poupança nos últimos 20 anos, só para gastar com a gravidez!!!
Como eu imagino que poucas podem se dar a esse luxo, digo que vai ser uma barra, carregar essa barriga, mais todos esses desconfortos respiratórios, azia, sono todo doido e ainda ficar testando posição para dormir, já que a gente morre de sono, mas não consegue achar posição. Tudo dói, lembra?
Enfim chega o último trimestre, que em termos subjetivos, dura, mais ou menos, uma eternidade! É nessa reta final que estou agora... Os pés incham (muuuuito), a coluna dói, dói e dói. O peso que você jamais teve na vida incomoda pra andar, pra ficar sentada, pra respirar, pra comer, ou seja, pra existir!
Sinto fome, mas meu estômago está comprimido pelo barrigão e não cabe muita comida de uma vez, portanto, como o dia inteiro. Sinto muita sede (sei lá porque) e com isso minha bexiga que está também comprimida, me faz ir umas 30 vezes por dia ao banheiro (acho que dessa vez, nem estou exagerando). Ou seja, meus dias no trabalho se dividem em: comer, descansar, tomar água e ir ao banheiro. Quando "sobra tempo" eu até consigo trabalhar um pouquinho!!! Bem pouco, já que não consigo ficar em pé por mais de 15 minutos e não consigo ficar sentada por mais de uma hora!
Além disso, no último mês a gente fica mais atenta a tudo o que acontece no corpo: o bebê está mexendo demais? Hoje ele não mexeu muito? Essa sensação esquisita é vontade de fazer xixi? Ih, há quantos dias não faço cocô? Essa queimação foi por causa do açucar? Putz, esqueci a vitamina! Posso tomar mais um remedinho pra essa dor estranha que começou agora? Isso é cólica ou contração??????... E quando a gente se dá conta, passou metade do dia, olhando apenas para nosso próprio umbigo (literalmente!).

Mas, enfim está chegando a hora dele nascer e eu estou aqui escrevendo esse monte de tolices, porque estou mais ansiosa e assustada do que nunca! E devo admitir: mais feliz do que jamais estive!
Acho que todas essas coisas servem apenas para dizer, que daqui há um mês terei esquecido de todas essas dores e estarei aqui com meu pequeno nos braços, feliz da vida. Mas queria só dividir essas coisas que eu também não sabia que seriam tão difíceis e que em  alguns casos podem ser evitadas por quem está planejando engravidar: atividade física, uma alimentação mais leve, melhor consciência do próprio corpo, podem ajudar, vai por mim e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário