quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alguns perigos de gerenciar várias contas em bancos diferentes

Eu acabo de descobrir um rombo enorme em minhas finanças. Estou decepcionada por não ter percebido antes e agora vou ter que arcar com isso e a dor de cabeça já está sendo enorme!
Vim aqui dividir com vocês, porque isso pode acontecer com qualquer um e, se for com alguém super organizada como eu tenho sido, dá muita raiva!
O caso é o seguinte: Tenho 3 contas em banco: uma é minha conta salário no banco X, outra é uma conta poupança, que antigamente era salário e que mantive, só para ter a poupança separada do resto (Banco Y) e uma terceira, que jamais escolhi ter, que servia até aqui, apenas para pagamento do financiamento imobiliário. Mantenho essa conta na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL há anos e vinha movimentando apenas para pagar o financiamento mesmo. Quando sobra um tanto a mais, acabo deixando uma reserva também neste banco,  para uma eventualidade. Assim, tenho sempre o valor de uma parcela do apartamento a mais. Quando a situação aperta, posso contar com ele. Estava tudo indo bem, até que em agosto, com o roubo do meu carro, sai limpando todas as contas e acabei entrando no limite dessa conta. Paguei uma parte no mês seguinte, mas ainda fiquei negativada. Acontece que faço todas as minhas transações pela internet e o site deste banco é péssimo; às vezes não consigo nem um simples extrato. Resultado, acabei não prestando muita atenção na conta nos últimos 3 meses. Como a transferência do Banco X era automática eu nem me preocupei muito (sabia que ficaria com um saldo negativo, mas bem pouco). Resultado: o débito automático não aconteceu nos últimos 2 meses e eu fiquei com um rombo enorme, que só agora percebi.
Outra coisa mega desagradável: Eu jamais utilizo cartão de crédito, mas nesse período difícil acabei fazendo uma compra parcelada e como estava para ser debitado na mesma conta, também não notei que não debitaram, não emitiram fatura e não entraram em contato comigo! Agora estou tendo que brigar com a instituição financeira para não pagar juros e meu nome acaba de ir para o serasa!
Gente, é muito estresse desnecessário! Se eu tivesse um canal de comunicação com esse maldito banco, que realmente funcionasse, jamais teria chegado a esse ponto.
Além disso, não tenho como saber porque o outro banco não mandou o dinheiro para lá e não tenho como responsabilizá-los também. Ou seja, todo meu sistema de controle falhou, porque os bancos falharam e eu não percebi !!!
Estou chateada e apreensiva para resolver tudo isso antes de ter o bebê.
Mais uma pedra no meio do caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário