sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dicas para quem está iniciando na cozinha

Eu estava aqui me organizando para cozinhar alguma coisa legal (e prática) para hoje à noite, já que estou cumprindo minha meta de comer mais em casa. Fiquei pensando em pessoas que estão embarcando agora nesse mundo de "brincar de casinha" e resolvi partilhar alguns aprendizados culinários. São dicas para quem está começando mesmo e não tem idéia da rotina doméstica na cozinha.
Aí vai:
Primeiro é preciso pensar nas compras. Já fiz um post falando de como fazer a primeira compra de supermercado, mas agora a dica é mais simples: Faça uma compra mensal com itens não perecíveis e que irá utilizar diariamente. Semanalmente compre carnes, ovos, leite, queijo, iogurte,  frutas, legumes e verduras. Simples não?
Como no início a gente ainda não sabe o que vai utilizar, é bom comprar pequenas quantidades (ex. pacote de 1 kg de arroz ou 1/2 kg de feijão). Tenha sempre óleo, azeite e muitos temperos (desidratados são práticos e duram muito). Cebola e alho são essenciais na cozinha - tenha sempre!
O restante vai do seu gosto pessoal. Gosta de macarrão? Compre, mas evite lamén. Gosta de sopas em pacote? Compre, mas não em grande quantidade (esses alimentos são muito calóricos e tem  muito sódio, você logo perceberá o quanto não fazem bem, se consumidos em excesso).
É importante que se decida um cardápio antes de ir às compras, ou que pelo menos se calcule uma média de pratos que serão feitos na semana. Assim evitamos que ingredientes estraguem, sem serem utilizados.
Eu já perdi muita salada, muito legume e muita carne, quando eu acreditava que conseguiria cozinhar todos os dias e que a cada dia faria um cardápio diferente. Até hoje ainda perco a noção de vez em quando, mas muito menos do que no passado.
Precisamos lembrar que não estamos mais na casa da mãe, onde se cozinhava todos os dias, em grandes quantidades, para uma família inteira. Estamos falando de uma pessoa ou, no máximo, um casal, certo?
Então vamos às dicas mega práticas:
- Planejamento: Se vou fazer arroz, feijão, carne e salada, por exemplo, já deixo o feijão limpo e de molho na véspera.
- Praticidade: Ficar horas na cozinha está fora de contexto! Então, eu faço assim: Tiro da geladeira tudo o que pretendo fazer, de uma única vez - economiza tempo e energia elétrica. Coloco uma jarra de água para ferver, independente do que eu vá cozinhar. Já corto cebola e amasso alho em quantidade suficiente para todos os pratos, isso economiza muito tempo! 
É bom lembrar que cada alimento tem um tempo de preparo, assim a gente não corre o risco de comer comida fria. Feijão e carnes cozidas demoram bastante e carecem de panela de pressão; assados também demoram, então cozinhe primeiro. Arroz e massas são super rápidos (menos de vinte minutinhos). Eu costumo evitar fazer uma carne demorada (tipo lagarto recheado) no mesmo dia em que faço feijão, porque duas panelas de pressão juntas é algo ensurdecedor! 
- Como não dou conta de cozinhar todos os dias, faço feijão em maior quantidade, já cozinho temperado e congelo algumas porções. Arroz eu gosto fresquinho e como não dá trabalho, faço diariamente. Quando faço carne moída, já refogo toda, com os temperos básicos: cebola, alho, sal e pimenta. Deixo congelado em potinhos, que dá para fazer molho bolonhesa, misturar com legumes ou simplesmente fazer sanduíche. 
Legumes podem ser congelados, mas eu não gosto. Prefiro cozinhar na hora e não dá trabalho, principalmente para quem tem panela a vapor (preciso de uma urgente!).
Só para dar um exemplo de um dia típico: Chego em casa, meu feijão está de molho e minha carne já descongelada. Coloco água no microondas, corto os temperos, refogo o feijão e coloco na pressão. Lavo a louça, tempero a carne, lavo a salada e o arroz. Isso tudo dá menos de 15 minutos. Enquanto o feijão cozinha, cuido das outras coisas: coloco roupa na máquina, dou uma arrumada na casa... Depois volto para a cozinha, faço a carne o o arroz. Pronto! Em cerca de 40 minutos está tudo pronto.
Espero que estas dicas sejam úteis!




Nenhum comentário:

Postar um comentário