terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dicas para gestantes de primeira viagem

Estou na reta final da gravidez  e compartilhei várias fases e descobertas que fui vivendo ao longo destes mais de oito meses.
Fiz um resumão agora, com algumas dicas, para ajudar quem está chegando nessa viagem maravilhosa que é a maternidade!
1- A gravidez dura 9 meses, mas a passagem do tempo não é assim como a "cronologia da vida real". Os três primeiros meses são tão intensos que parecem passar num instante, depois vem outros 3 meses que passam normalmente, seguidos de 2 meses que voam e, por fim, tem um mês que parece durar anos (eu estou neste!).  Nessa confusão toda, o melhor a fazer é planejar.
2-  No primeiro trimestre temos todas as dúvidas do mundo e várias sensações estranhas (mudanças hormonais e corporais, uma fragilidade maior da saúde, algumas alterações biológicas podem ocorrer: como diabetes gestacional, aumento da pressão arterial, alergias etc). Neste início, ter um médico de confiança, além de promover um bom acompanhamento ao pré natal, dá uma segurança incrível. A dica é perguntar tudo e procurar todos os cuidados disponíveis. O centro do mundo deve ser você (sem se sentir egoísta).
3- Caso ainda não faça exercícios físicos, procure imediatamente. Vai fazer muita diferença quando o barrigão estiver pesando. O médico pode indicar a melhor atividade, já que saberá como estão suas condições clínicas. Acompanhamento nutricional e psicológico também é super indicado. Lidar com todas essas mudanças não é fácil !!!
4- Seguir à risca as indicações médicas quanto aos exames é muito importante. Marcar tudo imediatamente após a consulta é imprescindível. Em alguns planos de saúde existem certas burocracias que atrapalham muito. Eu, por exemplo, demorei para agendar o eco-cardio do bebê e quando fui ver precisava de mais tempo para obter autorização e com isso, passou do período indicado para o exame e deixamos de fazer. Uma pena!
5- Passado o risco de aborto, checadas todas as condições do bebê e da mãe, é hora de relaxar e começar a programar a chegada do baby. Veja listas em sites e revistas. Tem lista de enxoval, mala para maternidade, móveis e tudo o mais que imaginar.
6- Organize seu orçamento. Veja quanto pretende gastar, porque a variação de preços é enorme. Exemplo: Tem carrinho de R$ 150 até R$ 3.000. Podemos até achar que o de R$ 3.000 é melhor, mas e daí? Eu comprei um super legal por menos de R$ 500. Ainda não sei se é ótimo, porque o filhote ainda não nasceu!!! mas nas minhas pesquisas era o que estava na média do que eu queria gastar, era bem resistente e de uma marca reconhecida. Organizei meu orçamento assim: Poupei o máximo que pude no primeiro trimestre e este montante dividi para a compra dos móveis e a reforma. Reservei uma quantia mensal para compra do enxoval e "quase" não estourei o orçamento. Com isso não contraí novas dívidas.
7- Neste segundo trimestre tudo precisa ser organizado. Parece muito tempo, mas não é. Eu, por mais que tenha me organizado, cheguei ao terceiro com várias pendências, até porque, imprevistos acontecem. Compre tudo que puder até o sexto mês. Depois fica muito difícil bater perna, porque ficamos muito pesadas, doloridas e cansadas. Faça um check list de tudo o que precisa ser feito:

  • Compra do enxoval do bebê
  • Compra dos móveis e acessórios de decoração
  • Compra de itens de higiene p/ o bebê e para a mala da mamãe
  • Compra de itens para a mãe (Além do enxoval do bebê, precisamos pensar na gente também: primeiro porque acabamos não entrando em quase nenhuma roupa. Além disso, precisamos de camisolas e sutiãs adequados à amamentação, calcinhas adequadas e cintas pós parto. Ou seja, nesses meses mudamos todo nosso guarda-roupa !!!).
  • Contratação de serviços (reforma, pintura etc)
  • Contratação de ajudante/ empregada ou faxineira

8- Para quem, como eu, é adepta do faça-vc-mesma, é necessário estabelecer quais peças irá fazer e montar um cronograma, para não ficar sobrecarregada. Reformas como pintura, papel de parede  e armários devem ser feitas nessa fase, para dar tempo de sair todo o cheiro de tinta e cola. O mesmo serve para colocação de pisos.
9- No final desse período, mesmo que não esteja tudo arrumadinho, é importante estar com tudo comprado. Lembre-se que móveis demoram até um mês para serem entregues. Você não quer que seu filho nasça sem ter um berço, certo? Então compre antes do sétimo mês.
10- Todo o enxoval deve ser lavado. Descobri que isso é função de avó (hihihi). Se não tiver uma avó por perto, tem sempre uma amiga disponível, ou você pode pagar para alguém fazer. Afinal é coisa para caramba! E tudo deve ser lavado e passado.
11- Terceiro trimestre: A partir do sétimo mês ele já pode nascer e é fundamental você estar tranquila. Foi um alívio quando cheguei ao final de outubro (sétimo mês) com a reforma concluída, as cortinas colocadas, o sofá reformado, os móveis que já existiam, todos organizados e o berço já comprado, só aguardando a entrega. Fixar quadros e varões faz um pouco de sujeira, então, antes da faxina geral é preciso fazer isso.
12- Combine a rotina da faxineira e, se for contratar uma ajudante, faça já.
13- No oitavo mês, mesmo aquelas que passaram super bem a gestação inteira, já não tem a mesma agilidade. É o período dos inchaços, está mais difícil dormir e com  isso ficamos muito mais cansadas. Eu deixei esse período apenas para receber algumas visitas, sair um pouquinho com minha família e amigos. Guardei o restinho de energia para conseguir manter a rotina do trabalho.
14- Organizar a rotina do trabalho: Passar o trabalho para quem irá substituí-la, encerrar pendências e apresentar tudo o que foi feito. Mesmo quem não tem para quem passar o trabalho (como é meu caso), precisa concluir tarefas e avisar as pessoas quanto ao afastamento. Eu deixei minha agenda de telefones organizada, para que eu pudesse avisar todos os pacientes rapidamente, se precisasse, mas felizmente, me programei para parar de atender com 3 semanas de antecedência e pude encerrar com todos os pacientes tranquilamente.
15- Organize as contas: No decorrer do último trimestre é bom não procrastinar em nada. Sabe porque? Se a gente não fizer compra de supermercado nesta semana, na semana que vem pode ser tarde demais! Pague todas as contas assim que recebê-las e programe tudo o que for possível. Eu coloquei tudo no débito automático, para os próximos meses.
16- Pense no pós parto como um período em que tudo deve estar fácil e à mão. Então, tente fazer uma compra de supermercado maior do que de costume. Estoque coisas, principalmente alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene. Eu fiz uma compra de itens básicos no início deste mês, com o dobro de tudo (de papel higiênico a macarrão). Assim, nas primeiras semanas, só precisaremos sair para comprar vegetais e carnes, o que dá para fazer em uma passadinha de 15 minutos no supermercado.
17- Veja quem poderá ajudá-la nas primeiras semanas (vale mãe, sogra, irmã, cunhada ou uma ajudante contratada). Mesmo eu não sendo adepta de ter alguém dentro de casa o tempo todo, sei o quanto será necessário e minha mãe virá aqui pra casa nos primeiros dias. Além disso, tive a sorte de encontrar uma faxineira ótima e a casa está bem organizada e limpa.

Agora estou a 2 semanas do final dessa aventura. Outra, ainda mais intensa, está por vir!
Estou tranquila e preparada, ainda que ansiosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário