domingo, 21 de setembro de 2014

Minha trajetória de organização

Rever o jeito de fazer as coisas é um processo muito interessante. Eu não acredito em conhecimento cristalizado, tampouco em maneiras de fazer as coisas que o sejam.
O que servia para mim há 10 anos, hoje me faz rir, porque me parece muito estranho! Eu não sou mais a mesma pessoa e por isso, penso e ajo diferente.
Acredito que seja assim com tudo e a qualquer momento. Não preciso fazer as coisas do mesmo jeito que fazia há 10 anos, nem a 2, nem na semana passada.
Quando comecei a escrever aqui, há 3 anos (exatos!), eu tinha a pretensão de ter uma vida mais organizada, de me tornar uma pessoa mais organizada e isso é a essência dessa minha busca, aquilo que permanece e permanecerá enquanto eu ainda precisar disso. As maneiras que fui encontrando de fazer e a maneira de encarar essa jornada é que diferem a cada período.
Em setembro de 2011, quando comecei o blog, eu estava sem rumo, me sentindo angustiada com a bagunça que habitava minha casa, minha vida financeira e profissional.
Muita coisa aconteceu desde então, consegui melhorar meu controle financeiro, passei a conhecer melhor meu comportamento com dinheiro e consegui enfim, atingir meu objetivo maior, que era manter as finanças em ordem. Lembro que estabeleci metas de curto, médio e longo prazos, e que no início isso se tornou uma obsessão para mim. Com o passar do tempo, o comportamento foi se tornando parte de minha rotina e isso foi se tornando um hábito, foi se tornando algo natural.
A organização da casa foi se transformando. Passei pelo momento de diminuir a quantidade de coisas acumuladas, depois, centrei meus esforços em não acumular mais. Ao longo desses 3 anos, muitas coisas se transformaram e o que significava ter uma casa "em ordem" hoje é bem diferente. Hoje para mim, ter uma casa organizada inclui ter sempre a mesa cheia de coisas que precisam ser guardadas, alguns brinquedos espalhados pela sala, o sofá sempre bagunçado e alguma louça na pia. Parece estranho? Eu explico: depois de ter um filho e ter mudado minha rotina de trabalho para passar mais tempo com ele, ter uma casa arrumadinha se tornou algo quase impossível e acima de tudo desnecessário. Ter uma casa arrumada hoje é ter horário para fazer o almoço, manter a despensa abastecida, manter a casa limpa e saudável para meu filho. É pensar nos alimentos que ingerimos, na rotina de cuidados com a roupa. É ter tempo de abrir as janelas para o sol entrar e me permitir ficar na cama até um pouco mais tarde nos dias de frio, sabendo que as coisas estão sob controle e não preciso me desesperar para dar conta de tudo.
Estou em paz com a minha rotina, embora ainda haja muita coisa a melhorar. Ainda tenho minhas metas a cumprir, mas tenho certeza de que conseguirei, sem o desespero de outros tempos.
Me tornar uma pessoa organizada me proporcionou isso. Essa certeza de que posso continuar meu caminhar, sempre prestando muita atenção ao caminho, mas sem medo de seguir em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário