domingo, 28 de setembro de 2014

Criando estratégias de organização

Acordei pensando em coaching. Apesar de achar que é um processo interessante, sempre fico meio desconfiada quando algo começa a ser usado por todo mundo. Odeio modismos!
Mas, mesmo assim, fui ler um pouquinho sobre o assunto e encontrei essa definição:
"Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados" .

Na minha opinião, esse processo pode ser vivido em uma psicoterapia bem conduzida ou em um processo de análise, o resultado pode até demorar um pouco mais, mas é eficaz e duradouro. 
Apesar de acreditar muito mais na psicologia/psicanálise, penso que é interessante utilizar ferramentas de várias áreas do conhecimento para desenvolver essas habilidades e é isso que propõe o coaching. 
Uma ferramenta que acho bem legal é o planejamento estratégico, que julgo ser de grande valia para alcançar bons resultados em planejamento.
Eu acredito que, depois de utilizar o planejamento estratégico em vários momentos profissionais, a gente acaba incorporando um pouco da técnica e utilizando na vida cotidiana. Termos como "identificação de problema", "metas e objetivos", "estratégia", "implementação" e "prazos/resultados", fazem parte de nossa rotina, sem nos atermos ao planejamento formal.
Para mim, esse processo é natural e não precisa de qualquer formalidade. Quando resolvi me tornar uma pessoa mais organizada, iniciei um processo de "auto coaching" (se é que dá pra chamar assim). Como o meu processo de auto conhecimento é antigo e já sei há muitos anos - e depois de muita análise- de todas as minhas dificuldades e de todos os meus boicotes, ficou fácil reconhecer quais eram os problemas e o que precisava ser feito para mudar.
Uma ferramenta que adoro e me ajuda muito quando não estou conseguindo focar, são os "mapas mentais", que são maneiras de organizar as idéias desenhando caminhos para se chegar aos resultados.
Bom, pensei em tudo isso, só pra pensar em uma nova fase de organização que inicio agora... e vem muita reflexão por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário