segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Avaliando minhas metas financeiras

Em setembro de 2011 quando iniciei o blog, no auge do meu caos de organização, eu estabeleci algumas metas claras. 
Só para lembrar:
Longo Prazo: TRABALHAR APENAS NO CONSULTÓRIO. Prazo: 5 anos (2016)

Médio prazo      Prazo: 2 anos e ½   (2014)                                                  
  • Quitar dívidas maiores (apartamento e carro)
  • Quitar todas as dívidas pendentes
  • Investir mais no consultório
Curto prazo     Prazo: 3 meses
  • Organizar planilha financeira,  planejando os passos seguintes
  • Cortar gastos, diminuir pagamento de juros
  • Negociar todas as dívidas pendentes
  • Poupar: inicialmente 10% da minha renda, depois a quantia suficiente para  concluir os objetivos de médio prazo
  • Criar estratégias de ampliação do meu trabalho no consultório: ver convênios e cursos
Já se passaram 3 anos e é hora de avaliar:
Algumas coisas foram muito difíceis de cumprir inicialmente. Percebi que precisava mais do que cortar gastos, já que a conta era muito apertada e eu tinha várias dívidas pendentes que precisava quitar. Precisava aumentar minha renda e isso foi acontecendo com meu investimento cada vez maior no consultório.
As metas de curto prazo foram cumpridas dentro do esperado; As metas de médio prazo foram compridas em parte: Consegui investir mais no consultório, a situação por lá foi se estabilizando. Quase todas as dívidas pendentes foram quitadas, algumas ainda estão em transação. O carro foi quitado, mas com o evento do roubo, a quitação do apartamento teve que ser adiada.
A melhor de todas as notícias: O plano de ficar apenas no consultório foi antecipado em 2 anos! 
Estou muito feliz, porque apesar de não ter conseguido quitar todas as dívidas, consegui chegar em tempo record ao meu objetivo maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário