quarta-feira, 2 de julho de 2014

Repaginar a casa de maneira organizada

Eu sou super fã de mudar a casa, sempre! Também sou adepta do faça você mesmo. Isso, ao longo da vida já me rendeu algumas experiências bem interessantes e algumas já contei aqui.
Atualmente estou há quase dois anos sem mexer em nada na casinha e tenho sentido uma vontade enooorme de mudar! A última reforminha foi antes do meu filhote nasceu e agora estou cheia de novas idéias para repaginar tudo.
Mas, preciso me controlar e organizar as coisas. Então fiz esse roteiro, que pode servir de inspiração para quem, como eu, adora mudar as coisas em casa, mas tem pouca grana e pouco tempo para isso:

  • Primeiro pense em tudo o que deseja mudar e vá anotando: colocar tudo no papel ajuda muito. Eu divido por cômodo e por categorias, assim: SALA: pintar as paredes, colocar uma prateleira de tantos X tantos centímetros, fixar os quadrinhos que já comprei...
  • Monte um orçamento: Quanto pretende gastar? Já tem esse dinheiro? Vai juntar o montante (ideal!) ou pretende parcelar as compras? Vai precisar pagar mão de obra? Quanto isso custa?
  • Monte um cronograma: Quando? Por quanto tempo???? Isso é importante para programar as compras, contratar mão de obra (se for o caso) e planejar a organização do espaço.
  • Otimize recursos: Se vai reformar o sofá e pintar a parede, planeje a retirada do sofá no mesmo dia da entrada do pintor, assim você se organiza para receber os dois profissionais no mesmo dia ou na sequência. Além disso, o espaço estará mais vazio, sem fazer muita força e sem sujar o móvel, por exemplo.
  • Se você tem uma diarista, planeje a mudança na rotina dela. Não adianta fazer faxina se no dia seguinte começa uma reforma! Se for apenas fazer alguns furos na parede, programe para ser na véspera da faxina. Assim não precisa sair limpando nada!!!
  • Se vai ter muito quebra-quebra, mude-se para a casa de um parente ou amigo e só visite a obra em alguns momentos do dia! Não existe nada mais estressante do que ficar em casa enquanto os pedreiros trabalham. Eu já fiz isso e fiquei muito mal! Além de não ter lugar para ficar, ainda fiquei com uma baita sinusite.
  • Siga, na medida do possível o cronograma, mas deixe uma margem- de tempo e dinheiro- para os contratempos, que com certeza aparecerão.
  • Por fim, relaxe se a cor da parede não ficou exatamente como pensou ou se algo não deu tão certo quanto no seu sonho. Afinal, mudanças são coisas boas, mas nem sempre perfeitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário