terça-feira, 10 de junho de 2014

Passando por um período de desorganização financeira


Todos nós, em algum momento da vida, estamos sujeitos  a perder o controle das finanças. Acredito que, como tudo na vida, há flutuações. Mas o que me chama atenção é quando acontece algo que me tira o foco da minha organização financeira. Tenho percebido que viver sem um salário “fixo” tem me deixado muito angustiada. Por mais que minha renda seja suficiente para pagar todas as minhas contas, com uma pequena margem para aplicar na poupança e para eventuais emergências, sinto como se eu não tivesse mais o controle da situação financeira e isso tem me deixado muito angustiada.
Como já escrevi no meu diagnóstico da situação financeira atual, preciso lidar com várias datas de pagamento e nem sempre o que parece estar sobrando, está mesmo.
Esta semana vivi algo que me deixou bem chateada. Recebi uma notificação judicial por uma conta que ficou pra trás. Não é um valor muito alto e tampouco algo que eu não poderia ter acertado antes, mas o fato é que deixei as coisas acumularem e fui deixando pra acertar “depois” e esse depois jamais chegou. Resultado: vou pagar juros, ter que ir a uma audiência e lidar com a cobrança.
Se fosse algo que eu não tivesse tido condições de pagar, eu com certeza não estaria tão chateada! O problema foi não priorizar algo que precisava ser resolvido.
Admito, eu faço isso, às vezes! Mas, por que faço????  É simples, porque desde que mudei meu estilo de vida (tive filho e passei a trabalhar como autônoma) tenho repetido, constantemente o mantra: “eu não dou conta de tudo”. É verdade, ninguém consegue dar conta de tudo mesmo! Mas é verdade também que a gente precisa saber priorizar e precisa estar atenta para cumprir com nossos compromissos.
Sinto que falhei em algo que tenho plena consciência de que deveria ter priorizado. Me deixei levar pelo meu cansaço e pelo meu desejo de fazer “coisas mais legais”. Com isso, acabei gastando com algumas coisas mais prazerosas: gastei com coisas pra casa, pro consultório e com roupas e calçados pra mim e pro meu filhote... num momento em que deveria ter priorizado a tal da conta.
Lição aprendida: Focar mais nos meus gastos. Acertar as pendências e só depois gastar com o que pode esperar um pouquinho!
É isso, a vida nos ensina todos os dias!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário