terça-feira, 29 de maio de 2012

No meio da mudança, sempre existe uma pedra

A gente se organiza, faz planejamento, atinge metas, mas, às vezes, é a vida quem decide o rumo das coisas.
Não quero dizer aqui que organização não seja importante. Aliás, acho imprescindível para não ter um ataque de nervos!!! Mas o que tenho pensado é no quanto, às vezes, o fluxo natural das coisas nos leva para outros caminhos. Quando eu trabalhava no serviço público e tinha a "tal da estabilidade", tinha também um casamento "estável", uma vida financeira "estável" e tudo o mais era estável... e chato; eu sonhava com uma vida mais estimulante, porque essa tal (mentirosa) estabilidade me fazia ficar parada. Bom, foi aí que tudo começou a mudar. Não foi um bum de mudanças, nem posso dizer que não tenha me arrependido de algumas decisões, ou por precipitação ou mesmo por serem radicais demais. 
O que quero dizer aqui, não é sobre minhas mudanças, mas sobre algumas coisas que eu achei que tinha o controle, mas que somente agora percebi que não tinha. Demorei muito pra querer ter filho, porque queria estar com a vida mais organizada (estável, né?), com a carreira indo bem, a vida financeira ok também. Por muitos anos guardei parte das minhas licenças prêmio para quando esse momento chegasse. Queria poder ficar com a criança por, pelo menos, um ano. Com o tempo, a fantasia não se realizou, saí desse serviço e hoje, grávida, não tenho nem a estabilidade quando voltar, nem os meses extras para cuidar do meu filho. Tudo bem que fiz uma escolha, mas não foi do nada. Estou partindo desse exemplo pra dizer que é impossível considerar todas as variáveis quando se trata de uma vida. Não considerei, por exemplo, a variável de que, com a idade, ter um filho ficaria mais difícil.Não considerei também as várias mudanças de companheiro e a disponibilidade de cada um deles pra ser pai. Não considerei que minha vida profissional poderia tomar outros rumos etc.
A verdade é que pensamos nas variáveis que dependem exclusivamente de nós, naquele momento da vida. É difícil vislumbrar ma gama muito extensa de possibilidades, até porque, se fizermos isso, ficaremos loucos ou não mudaremos nada. Sinto que é preciso ter alguma segurança pra mudar, mas segurança absoluta, não existe. 
Estou tentando me adequar a essa nova realidade: estou grávida, de um filho que quero muito, em um trabalho instável e pouco instigante (que sei que não aguentarei por muito tempo), morando em um apartamento que não é o meu sonho de consumo (apesar de ser bem agradável e adequado), pouco tranquila financeiramente e sem nenhuma perspectiva de mudança. 
Preciso ver o que fazer com toda essa instabilidade!
Preciso me organizar internamente para essas mudanças!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário