quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vai morar sozinha(o)? Parte V - A primeira compra de supermercado


A primeira compra de supermercado:

Pronto, agora você não pode ir ao supermercado só pra comprar guloseimas. É hora de fazer compra de verdade!
A primeira compra é mais complexa e você se sentirá falida (eu me senti), afinal terá que comprar tudo pela primeira vez, inclusive itens permanentes.
Acho bacana dividir esse momento em 2 ou 3 etapas (dependendo do seu tempo).
A primeira parte devem ser os produtos de limpeza, que serão usados antes mesmo de você se mudar.
Mais uma listinha básica:
  • Vassouras (uma macia para varrer e uma mais dura para esfregar o chão)
  • Rodo (há quem prefira a MOP, mas eu não gosto)
  • Pá de lixo; tem um kit de pá + vassourinha, que é bastante útil para limpar migalhas.
Produtos:
  • Limpador multi uso (veja), limpa vidros, detergente neutro, desinfetante, alcool, água sanitária, limpa limo, esponja dupla face para pia e para limpeza,
  • sabão em pó ou líquido, amaciante e tira manchas
  • saco de lixo, saco para o aspirador, panos de chão e de limpeza.

Importantíssimo:
# Por amor a sua saúde: não utilize os mesmos panos na cozinha e no banheiro!
# Nunca, nunca, nunca, misture produtos de limpeza! Isso pode causar alergia e até intoxicação ( eu já vi gente chegando no pronto socorro, por causa das tais “misturinhas”)
# Se a grana permitir, contrate uma faxineira nesta primeira vez, pelo menos. Assim você acompanha a faxina e vê como utilizar corretamente os produtos. Lembre-se de ler as instruções dos produtos, para não causar danos às pedras, metais e cerâmicas da sua casa. Na dúvida, use esponja macia e detergente neutro, não tem erro!
Móveis de madeira pedem apenas flanela para tirar o pó, mas depois de um tempo um lustra móveis devolve o brilho.

Na segunda etapa das compras, compre:
·        alimentos não perecíveis
·        descartáveis e
·        alimentos perecíveis (carnes, vegetais, frios, ovos, embutidos e congelados). Estes devem ser em pequenas quantidades e comprados semanalmente.
Dica de quem já jogou muita comida fora:
# Para facilitar a rotina,  só compre verduras se tiver certeza de que terá tempo de prepará-las. Legumes duram mais tempo, mas mesmo assim, não exagere achando que vai comer um legume diferente por dia, porque isso não é verdade e vai acabar estragando na geladeira.
# Tenha opções de fácil preparo: Sopa de pacote, frios e pães para lanches, frutas frescas e secas, sucos engarrafados, molho pronto, alguns enlatados e alguns pratos congelados.
# Se você está descobrindo o prazer de cozinhar, experimente receitas que ficam boas após congelamento: carnes cozidas, molhos e massas ficam excelentes! Quando for fazer, dobre a receita e congele em porções individuais. Não esqueça de identificar as embalagens (aqueles saquinhos zip são ótimos para isso e dá pra usar a caneta permanente).
#Existem técnicas adequadas de congelamento. Pesquise! O congelamento inadequado pode alterar as propriedades dos alimentos.
Aqui em casa costumo fazer molho de tomate (adoro molho caseiro!) e sempre preparo em maior quantidade, porque é possível utilizar em uma infinidade de receitas. Além disso, economizo tempo e gás, já que o molho demora um tempão cozinhando!
#Feijão e arroz também podem ser congelados. No caso do feijão é só congelar sem tempero e temperar na hora de servir (fica fresquinho).
# Uma outra boa dica é fazer o cardápio semanal e ir ao supermercado com a lista dos ingredientes. Mas isso só funciona com pessoas mega organizadas e disciplinadas (o que, definitivamente não é o meu caso).
Quando eu trabalhava e estudava, eu e meu marido cozinhávamos aos sábados. Fazíamos 2 tipos de carnes, 1 de massa, algumas porções de feijão e deixava legumes e saladas já lavados. Quando chegávamos super tarde era só descongelar uma porção de cada coisa e fazer um arroz fresquinho. Pronto! Em dez minutos estava tudo pronto. Dava pra manter uma dieta balanceada e sem me cansar ainda mais.





Pronto, agora sua casa está montadinha! Espero ter contribuído com algumas idéias!!!
Agora é só curtir essa fase da vida que é uma delícia!!!
Quer mais uma dica?
Que tal preparar um jantar bem gostoso para inaugurar sua casinha com os amigos?
Para ser um momento de puro prazer, escolha um prato único e simples de fazer (um risoto ou massa por ex.), escolha um bom vinho e compre uma sobremesa pronta (sorvete é uma boa pedida).
Seus amigos vão se espantar em ver que você se tornou uma anfitriã cheia de qualidades e com uma casa linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário