segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vai morar sozinha (o)? Parte II - Móveis e eletrodomésticos


Agora que já tem a casa é hora de mobiliá-la.
Estou considerando que você não tenha muita grana (se tiver, será tudo mais fácil) e que pretende mudar-se bem rápido, como acontece com quase todo mundo que decide morar sozinho. Se este é seu caso, precisará de alguns itens básicos de mobiliário e eletro eletrônicos. Como eu já disse antes, esta lista dependerá do seu estilo de vida. Exemplo?  Se não pretende cozinhar, um fogão não é um item básico, mas um micro ondas sim.
Vamos lá:
Primeiro divida a casa por setores, assim fica mais fácil visualizar. Pegue seu bloquinho e anote tudo o que é necessário. Fiz uma listinha pra ajudar:
Área de serviço:
·        máquina de lavar e secadora,
·        varal de teto ou de parede
·        prateleira ou armário para acomodar produtos de limpeza
·        ferro e tábua de passar
·        aspirador de pó

Cozinha:
  • Fogão, geladeira, microondas
  • Cafeteira, liquidificador ou mixer, torradeira
  • Filtro de água – de parede, para galão ou filtro de barro
  • Armários e gabinete da pia

Quarto:
  • Cama, colchão, criado mudo e armário

Sala:
  • Sofá e poltronas
  • Mesa de jantar
  • Rack para tv
  • Mesa de centro e de canto
  • Aparador
  • Tv, dvd, home teather

Dicas:
·        Se falta espaço no quarto, uma boa pedida é a cama Box com baú, dá para guardar toda a roupa de cama.
·        Mesa de centro: só compre se tiver uma super sala. Nas salas pequenas é melhor “sentir” o espaço antes da compra, porque uma peça desproporcional, além de atrapalhar a circulação ainda poderá lhe trazer um monte de mancha roxa na perna!
·        Se não tem grana para armário planejado na cozinha (mas isso faz parte dos planos) priorize o gabinete da pia e coloque na parede apenas uma prateleira ou um desses armários de aço, encontrados em lojas populares (este depois, pode migrar para a área de serviço). São práticos e baratos, além de fáceis de instalar.
·        Gavetas são sempre úteis, use e abuse delas nos armários planejados e, antes deles, dá pra ter um gaveteiro avulso na cozinha. Existem vários modelos pra todos os gostos e bolsos (nos home centers tem sempre algum interessante).
# Pesquise preços e produtos. Compare a qualidade e as marcas. Só compre depois de conhecer bem o produto. Não adianta comprar uma cafeteira de ma marca que ninguém conhece, só porque custa dez reais a menos do que a marca conhecida! 
# Pesquisar inclui perguntar pra mãe e pros amigos. Eles com certeza já tiveram uma experiência ruim com algum produto e terão o maior prazer em evitar que você passe pelo mesmo! E quem tem casa há muitos anos já experimentou diversas marcas de microondas, por exemplo e poderá ter dar uma dica "quente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário