domingo, 4 de dezembro de 2011

Organização financeira na ponta do lápis!

           Estou sempre lendo vários blogs e sites de organização financeira. Eles me dão dicas e me chamam a atenção para alguns aspectos da organização e do monitoramento.
          Tenho visto que alguns consultores da área de finanças falam em percentuais para cada tipo de despesa, mas isso não é muito consenso. Fiz um "mix" de tudo,  para aplicar às minhas finanças pessoais e isso tem dado certo.
          Uma coisa que é consenso em quase tudo o que vejo é em relação à poupança: Todos dizem pra reservar 10% mensalmente e que este valor deve ser separado antes mesmo de pagar as contas. É logico que isso não dá certo se você não estiver com as contas sob controle. Por exemplo, se você reserva os 10%, mas depois não consegue pagar a fatura do cartão de crédito ou cobrir o cheque especial, este valor não estará sendo poupado, certo? Já que os juros dessas dívidas chegam a mais de 10%.
          Porém, se você já estiver organizado com as contas fixas e o valor poupado sair dos "extras", aí estará fazendo um bom negócio.
          Eu me organizei dessa forma:
  • Separei os gastos em duas planilhas: Fixos e Variáveis;
  • Chamei de fixos os gastos que são iguais (ou próximos) todos os meses: Habitação, condomínio, luz, telefone etc.
  • Os variáveis são aqueles que não são contínuos os diferem muito de um mês para outro: gasolina, supermercado, cabeleireiro, farmácia, bares e restaurantes, manutenção da casa ou do carro etc.
  • A planilha de variáveis sempre merece mais minha atenção. É de lá que faço os cortes necessários, para conseguir poupar. É de lá também que monitoro minhas "escapadas" financeiras (dá até pra pensar no humor a partir dessa planilha! Quer ver? Quando estou mais ansiosa, aumentam os gastos com supérfluos, bares e restaurantes. Quando estou triste, gasto menos com beleza. Quando estou bem, gasto mais com a manutenção da casa ...).
         Como escrevi no início deste post, pensar nos percentuais é um exercício interessante. Eu organizei assim:
  • HABITAÇÃO (prestação, condomínio): 32%
  • SERVIÇOS (luz, telefone, internet etc) - 10%
  • ALIMENTAÇÃO - 4%
  • TRANSPORTE - 6%
  •  SAÚDE, CUIDADOS PESSOAIS E EDUCAÇÃO- 18%
  • VESTUÁRIO- 8%
  • OUTROS (empréstimos, juros) - 6%
  • PAGAMENTO DE DÍVIDAS ANTIGAS - 5%
  • POUPANÇA - 10%
          É logico que isso varia muito, de acordo com  a composição familiar. Se você tem filhos, os gastos com alimentação devem ser superiores aos meus, que moro sozinha. Se você estuda, talvez gaste mais com educação. Se não tem dívidas antigas, terá estes 5% para gastar com outras coisas...
          Além disso, em cada momento da vida, os percentuais podem ser diferentes. Imagino que um jovem de 25 anos, tenha gastos e prioridades bem diferentes dos meus (com mais de 40!).
          Lembro de um amigo que me disse que a economia é uma ciência humana, porque lida com o comportamento (do mercado, das pessoas...) e não uma ciência exata, como alguns acreditam.
             Ainda faltam alguns ajustes para chegar neste valor, então fiz uma segunda planilha para acompanhar a evolução:
    1. Fiz uma planilha com os valores de referência;
    2. Calculei os meus valores atuais;
    3. Estabeleci uma meta para o trimestre;
    4. Fiz os cortes para ajustar à meta;
    5. Estabeleci uma  meta final para janeiro/12, a partir dos valores de referência.
              Bom, estamos em Dezembro e em breve vou fazer a leitura analítica dos dados produzidos.
              Espero que eu chegue à meta!!!!!

              E você???? Já organizou sua vida financeira para 2012??????
       
         




       

    Um comentário:

    1. Olá Bel! Muito obrigada pelas palavras tão doces no bloguito, fico muito feliz viu?
      Bjo =)

      ResponderExcluir