sábado, 31 de dezembro de 2011

Fazer listas... não é neurose!

Eu já escrevi, já disse pra um montão de gente e vivo dizendo a mim mesma: escrever é um instrumento e tanto de organização do pensamento. Uso esse preceito em meu trabalho e em minha vida. Quando escrevemos, exercitamos nossa cognição. O pensamento concreto passa por uma transformação, ou seja, aquilo que escrevemos passa a ter um sentido. Um exemplo: Quando comecei este blog, coloquei aqui o meu desejo de ser mais organizada e discorri sobre o porque de estar tão atolada no caos. Para alguém" mega organizado", pode parecer óbvio e sem sentido; para mim era uma reflexão do meu momento, do quanto estava afetivamente desorganizada e do quanto isso refletia em minha casa e minha vida financeira. Então, escrever passou a ser uma maneira de me olhar e, melhor ainda, poder revisitar estas reflexões a qualquer hora. Com isso "economizo" energia psíquica, não preciso ficar "guardando" informações que não são necessárias a todo momento. Apenas a essência dessas informações precisa ser lembrada, o detalhamento fica aqui no meu lap top!!!!! rsrs.
Mas, "organizar o pensamento", "economizar energia"  e "não guardar informação desnecessária", não é exatamente o foco.
O foco aqui é colocar no papel, no mural ou na planilha do excel, coisas para serem organizadas, tarefas a serem executadas... simples assim!

Então, quando ouvir alguém dizer que só pessoas obssessivas ficam organizando listas, pode concordar, mas com ressalvas... é preciso ser um pouco obssessivo para se chegar onde quer (isso é diferente de ter TOC, claro).
Eu sou um pouco obssessiva, confesso! E é isso que me fez conquistar várias coisas que conquistei.
Fazer lista é um exercício bacana. Alguns exemplos...

  • Lista fixa de supermercado: no dia de ir às compras, é só riscar o que ainda tem em estoque.
  • Lista de tarefas domésticas: ajuda a organizar a semana. Por exemplo, nesta semana, preciso limpar a geladeira, então, se isso está na lista, já sei que não devo comprar muitos alimentos perecíveis antes disso.
  • Lista de coisas para fazer na sexta à tarde (depois de sair do trabalho): ir ao caixa eletrônico e sacar dinheiro para pagar a diarista, abastecer o carro para a semana, comprar creme para hidratar os cabelos, ir à manicure e comprar flores para minha casinha. Eu sei, é muita coisa para uma sexta à tarde, mas é a vida!!!! 
Bom, existem outras dezenas de exemplos, mas o que eu coloquei aqui, já dá para organizar um monte de coisas em minha rotina.
Até porque, é irritante chegar em casa, sentar no sofá e começar a lembrar de tudo aquilo que deveria ter feito e se esqueceu.
Se formos pensar em economia de tempo, o cálculo é o seguinte: Dá pra gastar 10 minutinhos fazendo a lista do exemplo acima e depois economizar muuuuito tempo na hora de executar: marcar a manicure para um horário programado, passar no banco no caminho do posto de gasolina, que fica próximo à perfumaria. Sair da manicure a tempo de pegar a floricultura aberta, dependendo de onde se mora, é possível fazer isso em pouquíssimo tempo.
Já sem a lista... Saio do trabalho, ligo para marcar a manicure, que só tem horário para daqui há 2 horas. Como terei tempo "de sobra", resolvo ir para casa antes de fazer todo o resto. Chego em casa cansadíssima, mas sei que ainda não terminei meu dia: resultado, fico ligada na rotina e não descanso! Saio em cima da hora para fazer a unha, o trânsito está um caos a esta hora, desisto de abastecer, passo na perfumaria na volta e as flores ficam pra quando deus quiser. Como não pensei antes, o posto que gosto de abastecer já ficou lá atrás e preciso entrar no shopping para sacar dinheiro (caixa de rua é perigoso à noite). Resultado: volto pra casa abatida, desencantada da vida!!!! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário