domingo, 18 de dezembro de 2011

Como fazer as contas para tentar quitar o financiamento do apartamento?


Esta semana fiz uma consulta à Caixa Econômica Federal, para amortização do meu financiamento.
Quem precisa financiar já sabe: você paga, paga, paga e o saldo devedor demooooora a diminuir!!! rsrs
Acho legal partilhar estas informações, porque eu quase pirei de tanto fazer conta para saber o que compensava fazer.
A situação é a seguinte:
Tenho um ap financiado em 204 meses e ainda faltam 140 prestações. O sistema de amortização é decrescente e minha prestação já reduziu consideravelmente (R$ 800,00 agora)
Aí eu resolvi utilizar meu FGTS (que não é muito, mas ajuda). Tenho R$ 15.000,00 de FGTS e R$ 5.000,00 na poupança. Fizeram 4 simulações. A idéia é saber se compensa mais amortizar no saldo devedor (reduzir o tempo) ou no número de prestações.

O cálculo foi este:
AMORTIZAÇÃO
COM REDUÇÃO DO SALDO DEVEDOR
COM REDUÇÃO NA PARCELA
OPÇÃO 1


 SÓ FGTS 15.000,00
 Redução de 63 parcelas
(cada parcela sairá por 238,00!!!!!)
 Saldo devedor =  77 parcelas
parcela de 549
OPÇÃO 2


FGTS+ 5000,00 = 20mil
redução de 78 parcelas (cada parcela sairá por 256,00)
Saldo devedor= 62 parcelas
Parcela de 478
Como eu disse, fiquei horas fazendo cálculos, para tentar saber o que vale mais a pena. Como não sou economista (e sim psicóloga!) é lógico que não cheguei a conclusão nenhuma!!!!!
Consultei um site de finanças bem interessante, o  betoveiga.com
Perguntei ao economista, o próprio Beto Veiga, muito atencioso por sinal, que me respondeu no dia seguinte:
  • Vale a pena amortizar em número de parcelas, porque diminui os juros no saldo.
  • O dinheiro na poupança rende menos do que o percentual de juros, então vale a pena mandar embora meu rico dinheirinho (ai que dor!) e diminuir mais o saldo.

Aí pensei o seguinte: Na opção 2: cada 5 mil pagam mais ou menos 20 parcelas.
Se daqui a 2 anos eu conseguir juntar mais uns R$ 10.000,00  (já que agora serei uma pessoa organizada, né?) eu posso reduzir mais 40 prestações, ou seja em 2 anos será: 24 (prestações mensais) + 40= 62.
Ou seja, nesta lógica daqui a dois anos, termino de pagar, o que demoraria ainda 12 anos!
Uma outra opção é pagar só com o FGTS e utilizar o dinheiro para trocar de carro.
Espero ter ajudado a pensar nesta questão tão difícil de decidir!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário