quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A vida pede atenção

Nesse carnaval vivi algumas situações e alguns sentimentos que me fizeram questionar muito a maneira como estou conduzindo minha vida. Como já contei aqui, tenho adoecido com muita frequência, nada grave, mas estou sempre com alguma alergia respiratória, com sinusite e no último ano desenvolvi um refluxo que tem me causado vários prejuízos na qualidade de vida (sono, alimentação...). Então, apesar de não serem doenças graves e de eu estar consultando os médicos das áreas devidas, sinto que minha disposição em relação a vida, mudou muito. Percebi por exemplo, que em todos os feriados dos últimos 6 meses fiquei paralisada, não consegui me divertir, porque só penso em descansar.Vivo exausta! Somado a isso tem um fato ainda mais grave, não tenho disposição para fazer coisas com meu filhinho, de apenas 5 anos. Não consigo correr, quase nunca consigo brincar de algo que me exija fôlego.Ontem por exemplo me senti mal depois de empurrá-lo no gira-gira!
Tenho trabalhado bastante mas nada tão fora da média. A rotina da casa me consome muito, queria muito dar conta de tudo sozinha, mas tem semanas que para passar um pano no chão me falta disposição. Até estou menos exigente e acabo passando apenas um aspirador de pó mesmo, mas não dá para fazer só isso. Embora eu não goste do serviço doméstico, eu sempre me esforçava para dar uma geral em toda a casa de uma vez ou pelo menos em dois dias, mas hoje fico exausta depois disso e isso compromete todo o resto do final de semana. Acabo ficando prostrada, vendo o sol pela janela e com uma sensação péssima de que a vida está acontecendo lá fora e eu estou aqui parada. Só para constar, eu adoro ficar em casa, gosto mesmo de ficar cuidando das minhas coisas, de ficar largada no sofá assistindo nada de importante de vez em quando. Não acho perda de tempo não sair de casa, desde que seja uma escolha. Muitas vezes, depois de uma manhã de sábado no consultório em chegava em casa, dava uma arrumadinha nas coisas e ficava curtindo meus hobbies, ouvindo musica, fazendo artesanato, vendo programa de reforma, tomando um café gostoso, até dar o horário de ir buscar o filhote. Apesar de estar em casa é de um jeito gostoso, produtivo e isso me faz bem. O que não é legal é a gente ficar em casa porque não tem energia para mais nada. Infelizmente é assim que me vejo hoje.
Então, preciso atacar o problema. O diagnóstico é de que estou vivendo mal, minha vida pede atenção. Resolvi atacar tudo de uma vez, ainda que sem muita energia para isso.

  • Na semana que vem vou a dois médicos novos: um gastro e um alergologista. Sei que vai começar uma nova maratona de exames e investigações, mas preciso lidar com isso, se quiser melhorar;
  • Voltar a fazer atividade física: é questão urgente, parei em dezembro e não voltei mais. Em janeiro a desculpa eram as férias escolares e em fevereiro,bem, já contei como estou né?
  • Alimentação: Estou me esforçando muito para melhorar a qualidade da alimentação em casa, ainda preciso de muita disciplina, mas estou no caminho e já como bem menos fora de casa.
  • Cuidados com a casa: Ainda não estou segura quanto a isso, mas sinto que nesse momento não vou dar conta, então estou em busca de uma nova faxineira. 
  • Lazer: Acredito que se melhorar minha condição física, terei mais condições de procurar novos passeios, especialmente em parques e atividades culturais.
  • Rotina com o filhote: É bem simples. Se eu estiver bem, consigo lidar melhor com ele. Enquanto isso preciso de ajuda e envolver o pai é extremamente necessário. Já não dá mais pra continuar tendo um pai "quinzenal de final de semana".
A minha vida pede atenção e precisa ser priorizada nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário