segunda-feira, 28 de abril de 2014

Reavaliando minhas metas financeiras

Passou rápido... Já se foi o primeiro terço do ano.
É sempre assustador como o tempo passa rápido!
E aí, como andam as finanças????
Eu sempre fiz reavaliações semestrais, mas neste ano, com a necessidade de um melhor controle resolvi fazer uma avaliação aos 4 meses.
Este está sendo um ano muito difícil para mim, pelo simples fato de que deixei de ser uma trabalhadora assalariada e ainda não consigo lidar muito bem com isso.
Tenho refletido muito e sei que ainda preciso fazer vários ajustes! Eita coisa difícil!!!!!
Minha avaliação:

  • Ser autônomo é muito bom, só que precisa de um gasto de energia ainda maior para lidar com as finanças e até com a rotina. Se a gente não fica vigilante, se perde fácil.
  • Preciso começar a lidar com uma programação financeira que jamais parei pra pensar: quando temos vínculo empregatício, já começamos o ano sabendo que teremos uma graninha nas férias e 13º no final do ano. Nem ficamos pensando nisso, porque é algo natural. Mas quando não teremos mais essa grana, é hora de pensar em como passar a ter esse mesmo rendimento. E agora? Até aqui eu só consegui pagar as contas, mais nada. Se a gente pensar em termos concretos, eu teria que poupar um montante anual referente a 1 salário e 1/2 (férias e 13º). Além disso tem a poupança para realização dos meus projetos, que está planejado em 10% dos meus ganhos. Bem, neste ano ainda não consegui chegar a nenhum desses valores. Então preciso apertar o cinto!
  • A conta é simples: 1 salário e 1/2 a mais por ano + 10% mensais para a meta de longo prazo= 25%, contando mais a sazonalidade (na minha área, como em muitas outras, os meses curtos, como dezembro e férias, são meses em que se ganha cerca de 50% a menos). Então, para ficar em uma situação confortável, eu teria que poupar cerca de 30% da minha renda mensal. 
Neste ano, dificilmente atingirei minhas metas, já que um terço do ano já se foi e eu não consegui economizar mais do 10% mensais. Se eu conseguisse, teria que poupar no próximo semestre tudo aquilo que não poupei até aqui. Sei que não dá, então é hora de fazer cortes importantes!
É nisso que vou me focar nos próximos 3 meses!



Nenhum comentário:

Postar um comentário