terça-feira, 6 de agosto de 2013

Organizando as contas pagas

Você mantém suas contas arquivadas e em ordem???
Pois é, para mim isso ainda é um problema! Por mais que eu tente ser disciplinada, não consigo dar conta de manter a papelada arquivada.
Já testei várias maneiras de fazer isso e nada funcionou de maneira que eu não gaste muito tempo e consiga manter tudo em ordem.
Eu gasto tanto tempo pensando em como organizar a bagunça, que acabo ficando apenas no mundo das idéias e não consigo operacionalizar.
Mas, qual é o meu problema?
Primeiro, deixo acumular e quando tento organizar, a bagunça está tão grande que não consigo terminar.
Segundo, preciso de um sistema que funcione para mim, que não tome muito tempo e que dê resultados imediatos.
Terceiro: Tenho uma pasta sanfonada para todas as contas, por categoria. Eu devia tê-la esvaziado no início do ano e arquivado as contas de 2012, mas até agora não consegui.
Bem, é isso!
Como é a organização mínima hoje:
Tenho um pasta sanfonada anual, onde deveria ir colocando as contas pagas mensalmente.
Tenho caixas arquivo no quartinho, onde está o arquivo morto, por ano.
Tenho uma pastinha com as contas do mês e que acaba virando o arquivo das contas pagas, misturadas às que ainda vão vencer... enfim, um caos!
Como não consigo organizar tudo de uma vez, preciso pelo menos criar um método de ir organizando, então pensei assim:

  • Colocar em uma caixa todas as contas espalhadas em vários lugares da casa, exceto as contas do ano, que, pelo menos estão na mesma pasta.
  • Durante a semana, por apenas 15 minutos diários, separar tudo o que precisa ser arquivado e jogar fora o que é lixo. Creio que em 5 dias consigo terminar
  • Na próxima semana, organizar as contas que estão na pasta sanfonada (2012) e colocar na caixa de arquivo morto (2 dias, por 15 minutos)
  • Enfim, após esvaziar a pasta sanfonada, colocar as contas de 2013 lá (15 minutos).
Olhando assim, parece fácil, mas isso me faz perder muito tempo! Então, preciso começar imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário