segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mudança de hábito: reflexão e exercício



No ano de 2011, comecei minha organização tentando incluir em minha rotina algumas mudanças. Acabei não dando seqüência ao plano, mas algumas mudanças já foram incorporadas à minha rotina.
Estou sempre pensando à respeito do assunto: mudar hábito não é uma coisa muito fácil, mas já cheguei à conclusão de que é preciso, antes de mais nada, que esta mudança faça sentido para a vida e, depois, é preciso muita persistência.
Fazer sentido pode parecer óbvio demais, mas não é. Já vi muita gente tentando mudar coisas que não significam nada para elas, apenas para agradar alguém ou para se adequar ao que esperam dela. Bobagem!!! Posso dizer, com certeza, que só se muda aquilo que realmente nos incomoda, aquilo que sentimos necessidade de mudar, aquilo que signifique uma maior qualidade para nossa vida.
No meu trabalho lido com isso o tempo todo: pessoas querendo (ou não) mudar. E sempre tento explorar ao máximo, os motivos que as levam a querer isso. Porque é isso que importa- entender o desejo e as motivações. Feito isso, aí sim, precisamos de estratégias para que a mudança realmente ocorra, afinal, não adianta nada entender porque queremos ou precisamos mudar, se não fizermos nada com essa informação.
Tenho alguns exemplos banais, mas que fizeram sentido para mim: Quando comecei a escrever o blog, uma das minhas preocupações era a alimentação (passei por uma fase em que quase não comia em casa, fast food e miojo eram banquetes e três refeições por dia era um luxo!!!). Não preciso explicar os por quês da necessidade de mudança urgente, né? O fato é que adotei algumas medidas: comer fora, no máximo 2 vezes por semana e comer 1 fruta todos os dias. Nas primeiras semanas foi muito difícil me lembrar de comer fruta, já que havia perdido o hábito há muitos anos, mas passados alguns meses, eu já sentia tanta falta disso, que se tornou uma necessidade vital para mim. Comer em casa foi um pouco mais fácil, já que gosto bastante de cozinhar e, à exceção do almoço, que faço na rua por uma questão de praticidade, os jantares são diariamente em casa.
      Em 2013 preciso continuar mudando hábitos, principalmente em relação à organização e rotinas. Aí vai:
  • Só pra reforçar: continuar comendo ao menos 1 fruta por dia e fazer refeições fora de casa, menos de 2 vezes por semana (se possível, mudar o hábito de almoçar em restaurante).
  •  Arrumar a cama diariamente (óbvio para quem é organizado? Mas eu fui abandonando esse habito, por conta da correria e agora me faz falta chegar em casa à noite e encontrar minha cama arrumadinha)
  •  Manter a pia em ordem (louça lavada e guardada): Eu já melhorei muito nisso, mas preciso que isso se torne um hábito e não mais uma obrigação insuportável!
  •  Acordar mais cedo. Preciso aproveitar minha licença para que esse hábito seja implementado. Já tentei mudar minha rotina matinal centenas de vezes, mas sempre acabo me enrolando, chegando atrasada ao trabalho e aos compromissos em geral.  Confesso que sinto uma inveja danada das pessoas que conseguem ser produtivas antes de saírem para o trabalho (como nos filmes, sabe? Aqueles que treinam, tomam um delicioso café, lêem o jornal e ainda conversam com as crianças, antes das 8 da manhã!!!). Agora com o bebê isso passa a ser mais importante ainda, precisarei sim, de um “ritual família feliz”, mesmo com meu mau humor matutino! 
  • Manter papéis e documentos em ordem.  Já fui obsessiva e porra-louca nesse quesito. Hoje estou razoavelmente organizada, mas ainda falta foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário