sábado, 12 de janeiro de 2013

Agendas e Controles

Eu já testei muuitas agendas e sistemas de organização para casa e trabalho, mas nos últimos anos acredito que tenha encontrado algo que se adapta ao meu estilo de vida e realmente funciona.
Tem gente que prefere tecnologia e faz tudo no computador ou tablet ou celular. Eu sou "da antiga" e não abro mão de agenda de papel.
Resolvi partilhar minha experiência com agendas e controles, porque sei o quanto é difícil a gente encontrar algo que dê certo. Além disso, estou acrescentando mais umas coisinhas a partir deste ano, porque agora tem a agenda do filhote também. Então aí vai:
1. Agenda de papel: No ano passado "construí" uma super legal (montei no computador, com todos os controles e planilhas que necessitava; fiz uma capa bem bacaninha e utilizei tranquilamente, até ela ser levada no carro roubado). Aí, comprei uma dessas bem baratinha para o resto do ano e percebi que, era só adequá-la com alguns anexos e ela ficaria perfeita. Neste ano, fiz para mim e para o meu namorido: Comprei daquelas agendas simples, tipo jeans ou agenda do estudante. Para quem não escreve muito e utiliza para agendar compromissos, elas são perfeitas! Montei no Excel várias planilhas de controle:

  •  recebimentos dos clientes;
  • controle de depósitos bancários (onde deposito o que recebo)
  • controle de caixa e monitoramento do número de atendimentos
2. Caderno: Como gosto de customizar, monto todos os anos um caderno de capa dura, forrado com tecido, com um acabamento interno bem  feito e monto no Excel também, algumas planilhas, como agenda mensal e calendários. Colo as planilhas nas folhas iniciais e o restante do caderno é usado para anotações diversas, relatos e rascunhos.

3. Painel: Este eu sempre utilizei no trabalho, mas a partir deste ano vou fazer um em casa (o filhote já tem muitos compromissos e preciso ajudá-lo a não perder nenhum compromisso rs). É um projetinho simples: um  quadro de avisos ou tela de pintura, revestido com tecido, onde fixo um calendário mensal, com os compromissos agendados- médico, dentista, vacina, exames... Além disso, dá para colocar fotos e listas de compra, de telefones de urgência (médico, farmácia ...). Isso funciona super bem, porque é um controle muito visual. Está tudo ali, não tem como esquecer. Vou montar e depois posto uma foto, ok?

4. Controles financeiros: Estes são feitos no computador. Já testei alguns aplicativos, mas não consigo visualizar bem as coisas. Então, tenho uma planilha enorme, que funciona bem desde 2010. Nela lanço todas as despesas e receitas. São bem divididas e organizadas de acordo com  minhas necessidades. Já escrevi sobre isso quando falava de organização financeira. Dentro desse controle tenho também uma planilha com metas de redução de consumo e outra com o controle individual de entrada do consultório (dados retirados da agenda de papel, uma vez por mês). 

Bom, parece muita coisa, mas é bem simples: uma agenda com controles, um caderno de anotação, um painel de compromissos e uma planilha financeira mensal.
Fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário