quinta-feira, 14 de junho de 2012

AVALIANDO MEU PROJETO PESSOAL: 10 MESES


Como já postei aqui, tão importante quanto ter um projeto pessoal com  metas claras, com prazos e passos definidos, é avaliar os resultados.Relembrando... Meu projeto pessoal é trabalhar menos (de preferência apenas no consultório). O prazo é de 5 anos (início em agosto de 2011).Quando elenquei minhas metas, defini quais seriam elas a curto, médio e longo prazos. No primeiros 6 meses me dediquei às de curto prazo e tenho ainda algum tempo pra atingir as de médio prazo, mas acho importante não deixar pra avaliar o andamento das coisas somente quando chegar o prazo final. Até porque não são metas que dependem exclusivamente da minha "boa vontade" o que daria pra sair correndo no final e cumprir os prazos. Minhas maiores metas hoje são financeiras e para me organizar preciso sempre olhar onde estou indo, onde estou errando e acertando.Então... aqui vai mais uma avaliação de metas:
  • Curto Prazo: 6 meses (agosto a fevereiro/12)
Quais eram?- Organizar planilha financeira ok. concluído dentro do prazo previsto. - Cortar gastos, diminuir pagamento de juros. ok. concluído dentro do prazo previsto. Fiz todos os ajustes (reduzi gastos com faxineira, internet, telefonia e supérfluos). Parei de atrasar pagamentos.- Negociar todas as dívidas pendentes. ok parcialmente. Ainda faltam 2 dívidas para negociar - Poupar inicialmente 10% da minha renda, depois aumentar para concluir os objetivos de médio prazo. ok. Porém atrasou um pouco, devido a quitação de várias dívidas pendentes, que preferi adiantar a parcelar. A boa notícia é que tenho poupado mais de 10%!!!!!!- Criar estratégias de ampliação do me trabalho no consultório. Apesar de ter aumentado um pouco meu consultório, ainda não criei qualquer estratégia.PORTANTO: 80% CONCLUÍDO! 
  • Médio Prazo: 2 anos e 1/2
      (agosto/11 a fev/14)
- Quitar dívidas maiores (apartamento e carro). Troquei de carro no início do ano e com isso aumentaram minhas dívidas, porém aumentei meu investimento em poupança (hoje, aproximadamente 15%). Com isso espero que, no prazo de um ano (ou seja, setembro), eu já tenha dinheiro suficiente para fazer uma proposta para a Caixa e quem sabe consigo quitar o apartamento até agosto/13. Quanto ao carro, a partir de 2013, pretendo amortizar a dívida.- Quitar todas as dívidas pendentes. Ainda tenho um parcelamento de IPTU que termina em janeiro/13 e algumas pendências menores: Algumas cotas de condomínio que não entraram na negociação anterior e uma parte do Conselho (bem pouco, apenas 2 anuidades e 1/2). Acredito que antes de outubro eu consiga quitar- Investir mais no consultório. Esse item está  em "stand by". O projeto "bebê" é mais importante agora!!!! 
  • LONGO PRAZO: 5 ANOS
- TRABALHAR APENAS NO CONSULTÓRIO:  Coloquei esse em letra maiúscula agora!!!! Na verdade, houve mudança de planos (hahaha). Com a chegada do bebê- prevista para início de dezembro, estou pensando muito na possibilidade de parar de trabalhar por um ano, ou melhor, antecipar meu projeto e ficar apenas com o consultório... Se eu tivesse hoje uma entrada de 6 pacientes já seria suficiente pra não retornar da licença maternidade!!! Mas, como isso não depende apenas de mim... vamos tentar trabalhar com a dura realidade: Não tenho condições de concluir minhas metas de médio prazo em pouco mais de 1 ano, o que me daria uma folga pra "pensar" em parar de trabalhar. Por outro lado o gasto que terei com empregada-babá-creche etc etc etc, deverá ser levado em consideração. Fiz o seguinte cálculo: Para manter meus rendimentos precisaria dobrar os ganhos no consultório, mas, se eu ficar em casa com o bebê, deixerei de gastar cerca de 1/3 do meu salário fixo. Com isso, não precisaria exatamente dobrar o número de pacientes. A conta ainda é estranha e pouco consistente, mas a verdade é que preciso ganhar mais pacientes, porém uns 5 já daria pra sair do hospital. Parece que está mais fácil do que eu imaginava!!! Vou começar a organizar a conta concretamente a partir de agora!Além disso, pensei em reformular meu projeto principal. Talvez com essa parada de um ano eu consiga tempo para estudar e começar em um novo trabalho após esse período (mais instigante do que o atual e menos cansativo).A verdade é que quero ter tempo com meu filho mas pretendo voltar a trabalhar depois, sem stress.Ok, acabo de incluir mais uma meta a médio prazo: refazer todos os cálculos!!!! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário