domingo, 30 de outubro de 2011

relembrando...

quando me separei (da primeira vez), estava numa situação bem difícil! Ganhava pouco, pouco mesmo! Pagava faculdade e fui pagar aluguel. Jamais vou esquecer a força de alguns amigos. Teve uma amiga que me deu um pacote de arroz. Pode parecer estranho, mas isso me ajudou pra caramba! Sem contar no gesto maravilhoso.
Minha casa era uma kitinete bem gostosa. Bem pequena, mas extremamente aconchegante. Foram tempos difíceis, o medo de não dar conta de viver sozinha era enorme, mas eu driblava tudo com muito bom humor. Apesar das grandes dificuldades eu curtia viver daquele jeito. Não tinha dívidas, só saia quando sobrava alguma grana (as vezes sobrava 10 reais no mês) aí eu saia e tomava um chopp com uma amiga. Eu não tinha tv e por isso ouvia muita música e sempre lia muito - muito mais do que agora.
A casa era pequena e com isso economizava na limpeza, que eu mesma fazia depois de chegar da facu, no sábado.
O orçamento, como eu já disse era extremamente apertado e isso estimulava minha criatividade... Comprava bilhetes de onibus com uma amiga que ganhava da empresa e me vendia mais barato. As vezes reunia alguns amigos em casa e como cada um levava alguma coisa, a gente se divertia sem gastar e eu ainda garantia umas coisinhas diferentes pra comer durante a semana.
Minha família não ajudava diretamente, mas eu voltei a almoçar na casa da minha mãe, que era perto do trabalho e com isso raramente cozinhava, à noite tomava um lanchinho. Sempre passava na padaria quando voltava da facu e pegava a última fornada de pão, que acabava de sair... huuummm só de lembrar aquele cheirinho de pão quentinho já dá água na boca!
Estou relembrando isso, pra contar como dá pra viver bem sem grana nenhuma, ou quase nenhuma.
Eu não pagava um condomínio alto, como hoje, não gastava tanto com telefonia, não tinha celular e internet.
Se hoje eu conseguisse, simplesmente, me livrar desses ítens, já economizaria uns 500 reais!
Eu não tinha carro, o que dificultava pra sair à noite, mas durante o dia eu andava muito a pé (economia e saúde!!!!), não gastava com ipva, seguro, combustível. Mais economia!
Bom, não posso negar que a vida hoje tem seus encantos e alguns confortos, mas o que quero pensar é no quanto isso tem me custado... Trabalho bem mais, me divirto menos. Vivo preocupada com as contas que não fecham! Me estresso mais, porque preciso dar conta de um monte de coisas e pagar pelo meu padrão de vida (que cá entre nós, nem é tão alto).
Preciso retomar alguns dos ensinamentos dessa época... dá pra viver bem, com menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário