sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Usando planejamento estratégico para me organizar

Estou tentando por fim a uma situação incômoda. Na verdade são várias situações que vem me incomodando, então resolvi atacar isso fazendo um diagnóstico e tentando encontrar soluções possíveis, dentro da lógica do planejamento estratégico.
Eu já trabalhei com planejamento estratégico há muitos anos e gosto muito da metodologia. Na minha vida pessoal também já utilizei quando foquei na organização financeira, que por ter objetivos bastante concretos, foi uma metodologia muito legal de utilizar e deu bons resultados.
Bem, eu não sou profunda conhecedora do PE mas, resumindo o que aprendi, a gente coloca cada situação sob perspectiva: problema, objetivos, estratégias para resolução, metas de ação.
Então, aí vai o meu planejamento para os próximos passos, rumo à reorganização da minha vida, rotina diária e planos futuros.

Para não ficar muito extenso vou fazendo aos poucos, começando pelo que é mais fácil, por ser algo que já venho trabalhando há muito tempo e está necessitando de ajustes apenas.
Uma ideia boa para quem está começando um planejamento é se fazer algumas perguntas, como:
- O que está me incomodando?
- Por que não estou conseguindo lidar bem com isso?
- Como eu gostaria que a situação estivesse hoje? E daqui a 1 ano? E daqui a 5 anos?
Essas são perguntas para identificar o problema. A partir daí é possível começar a pensar na estratégia para lidar com ele.


Problema
Objetivo
Estratégia para resolver
Metas de ação/prazos
Venho gastando quase 100% do que ganho mensalmente
Economizar dinheiro
Reduzir contas
Repensar estilo de vida
- Fazer uma nova leitura da minha planilha de orçamento - cortar mais supérfluos, - estabelecer um valor médio para investimento mensal.
Agosto/17 para análise e cortes.
Setembro para quitação de dívidas pendentes
Outubro para investir

Nenhum comentário:

Postar um comentário