domingo, 26 de abril de 2015

otimizando a limpeza da casa

Eu ainda não encontrei o melhor jeito de manter a casa limpa. 
Fiz uma experiência de limpeza da casa, com tempo cronometrado e cheguei à seguinte conclusão:
1.       Não consigo dar conta de cada cômodo em menos de 15 minutos;
2.       Preciso de um intervalo mínimo a cada 45 minutos;
3.       Fazer limpeza por cômodo, apesar de ser mais animador, porque vejo o final a cada etapa, me faz perder mais tempo.
4.       Preciso manter uma rotina mais organizada, para não me sobrecarregar tanto.
Conclusões que parecem óbvias, né? Mas nem tanto rs.
Tentei chegar do trabalho e dar “uma limpada” em toda a casa, já que experimentei a limpeza por setor que todos falam e não me adaptei. Percebi que não tenho energia para limpar muito rápido e, apesar do AP ser pequenininho, a bagunça é bem grande e suja mesmo.  Percebi também que limpar o chão de cada cômodo separadamente me faz gastar mais tempo, então decidi limpar o chão todo de uma vez, economizando tempo e produtos de limpeza (além de água).

Então fiz assim:
15´ - guardar tudo o que estava fora do lugar;  Tirar toalhas do banheiro, tapetinhos, roupa suja; Colocar roupa na máquina; Colocar a louça dentro da pia, guardar a louça lavada e borrifar desingordurante no fogão; Colocar cadeiras e pufe sobre a mesa;
15´- esfregar o banheiro e deixar de molho. Tirar o lixo do banheiro e da cozinha;
15´- lavar a louça e limpar o fogão;
Intervalo de 5 minutos
15´- Lavar o banheiro (isso demora bem menos)
15´- Limpar o chão dos quartos, da sala e da cozinha
Intervalo de 5 minutos
15´- limpar os móveis do quarto do filhote, da sala e do meu quarto.
15´- Arrumar as camas e sofás
Notem que isso não é AQUELA faxina, porque não inclui limpar paredes, sofás, portas e janelas. Pensei nisso como uma atividade para ter a casa em ordem e sem sujeira. Como resolvi manter a faxineira quinzenalmente, vou deixar para ela o trabalho mais demorado como a limpeza de vidros e janelas, a lavagem dos azulejos da cozinha e outras cositas que não dá mesmo pra fazer quando a gente trabalha e quer aproveitar o tempo livre com a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário