quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como organizar as finanças quando somos autônomos


Tenho observado muitas diferenças ao lidar com as finanças desde que me tornei autônoma. Antes, eu tinha uma data certa para entrada do meu salário e isso era bastante tranqüilo, porque as datas dos pagamentos de contas eram de acordo com essa data. Agora porém, algumas coisas mudaram. Tenho entradas durante todo o mês e, apesar da minha renda ser estável (ou mais ou menos isso), preciso reorganizar as saídas e contar com os imprevistos de maneira mais efetiva.
Percebi, no meu dia a dia, nesses dois meses algumas coisas que precisam ser revistas:
  1. É preciso manter uma planilha de entradas sempre atualizada (isso eu já fazia, mas às vezes, era displicente);
  2. As entradas em cheques são fáceis de administrar, mas as entradas em dinheiro acabam ficando na carteira e muitas vezes perdermos o controle;
  3. É preciso conhecer a dinâmica das entradas para organizar as saídas, ou seja, eu só posso pagar as contas fixas, em datas posteriores às que meus clientes costumam me pagar;
  4. No final do mês não dá para gastar o que “sobrou” na conta, já que este montante irá compor a renda do próximo mês;
  5. Preciso ter uma reserva para cobrir eventuais atrasos de pagamentos.

Sabendo disso, preciso me reorganizar, para lidar com as finanças a partir de agora.
Neste mês por exemplo, recebi mais em dinheiro do que em cheque. Antes, quando esta renda era “extra” eu usava o dinheiro para comprar o que desejava e gastar tranquilamente. Agora o dinheiro faz parte de toda minha renda, já não é um dinheiro livre como antes. Então, preciso, à medida em que recebo, separar aquilo que preciso para pagar contas que devem ser pagas em dinheiro (faxineira e gasolina). O restante, deve ir imediatamente para a conta corrente. Assim, evito ficar com dinheiro na carteira e me livro dessa sensação de que está sobrando.
Já coloquei as contas fixas em débito automático, mas preciso analisar melhor as datas de vencimentos, para que eu saiba de quanto preciso dispor para pagá-las. O ideal é que se tenha todos os débitos em uma mesma semana, é mais fácil de gerenciar.
Montei uma planilha simples, em papel, que fica anexada à minha agenda, para que eu marque os pagamentos no momento em que o cliente paga. Depois disso, passo para minha planilha de orçamento mensal no computador.

Fazendo esses pequenos ajustes, será possível chegar ao final do mês de maneira mais organizada!

Um comentário:

  1. Acabei de conhecer seu blog. Pena que você deixou de escrever. Gosto de blogs diários,pois sempre aprendo alguma coisa para minha vida. E como está sendo seu fim de ano? Mudanças na vida financeira?? Eu quero fazer muitas mudanças neste sentido em 2014. Vamos em frente, né?
    Abraços e Feliz 2014!!

    ResponderExcluir