quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O PÉSSIMO HÁBITO DE FICAR LIGADO A TV


 Quando eu era adolescente, naqueles tempos de militância política, não me permitia assistir tv, ou assistia, no máximo, um telejornal ou filme. Mesmo na vida adulta mantive esse aparelho longe da minha vida por uns bons anos. Quando fui morar sozinha, fiquei sem tv em casa por mais de um ano e, quer saber? Não me fez falta alguma! Os amigos achavam estranho e algumas pessoas chegaram a me dizer que tinham a sensação de “faltar algo” se chegassem em casa e não ligassem imediatamente a danada, nem que fosse só pra ouvir o barulho. Eu estranhava por vários motivos: primeiro porque sempre gostei muito de rádio e, nos anos 90 e 2000 ainda haviam muitas opções de rádios bacanas. Depois porque enquanto eu ouvia música, do rádio ou cd, conseguia não me dispersar e fazer várias outras coisas: artesanato, ler, estudar, cuidar da casa...
Mas, o tempo passou! Primeiro ganhei uma tv pequena da minha irmã e cunhado e isso durante os primeiros anos foi muito bom, porque, em tempos de Internet ainda pouco disponível, eu conseguia me atualizar vendo telejornais e alguns filmes. Nesse período havia um lugar que eu amava freqüentar, mas que infelizmente não existe mais: a vídeo locadora. Aquilo era um lugar mágico e eu sempre saía de lá com dois ou três filmes maravilhosos para o final de semana.
Depois a vida foi mudando, meu tempo ficando cada vez mais escasso e, quando o tinha, acabava sentada no sofá, em frente à tv, que agora era ligada assim que eu chegava em casa. Criei um hábito! E como são os hábitos (bons ou ruins) nos acostumamos tanto com eles que, depois de um tempo, são incorporados à vida e nos causam a sensação absurda de não podermos mais viver sem isso.
Já cheguei a ficar “ligada” desde o jornal matutino até o fechamento do canal!
Péssimo hábito!!! Tão péssimo que meu filhote, aos 2 meses, já “ama” ficar olhando para a tela, nos momentos em que não está mamando ou dormindo.
Tenho total convicção de que não quero tornar meu filhinho um dependente dessa mídia, embora não queira privá-lo desse contato, então preciso mudar isso em mim primeiro e comecei isso agora mesmo... normalmente enquanto escrevo, estou com a danada ligada e não o fiz hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário