Eu amo projetar! Dá pra perceber!!!!!!!
Colocar no papel as idéias, programar as etapas, os gastos... Tudo isso é uma delícia e parte fundamental para o sucesso de uma reforma ou organização dos espaços.
Quando engravidei, coloquei aqui no blog toda a programação da pequena reforma, da decoração do quarto do bebê e das compras. Isso foi muito importante, porque consegui precisar o tempo que teria para organizar tudo e não estourei o orçamento.
Para quem não sabe muito bem como planejar, aí vão algumas dicas (nada especializadas), mas que funcionaram comigo:
- Faça um esboço daquilo que pretende fazer, uma lista mesmo (meu exemplo: pintar o apartamento, reformar o sofá, fazer almofadas novas, colocar novos quadros, trocar as cortinas, comprar móveis para o quarto do bebê, comprar o enxoval etc);
- Veja várias referências. Tem muita coisa em blogs e revistas de decoração. Eu costumo recortar das revistas e colocar em uma pasta catálogo, tudo aquilo de que gostei e que pretendo fazer "um dia". É legal para dar uma idéia do ambiente pronto ou para ver se aquilo que deseja fica bom mesmo.
- Separe as referências, faça uma lista do material necessário, dos profissionais que precisará contratar.
- Pesquise preços, peça indicação de profissionais, faça orçamentos.
- Decida o tempo de execução e estabeleça o orçamento (quanto pretende gastar, mais uma margem para emergências). Esse item é muito importante, mas é preciso ser realista: se você só tem um valor X para pintar as paredes e o valor de um pintor é muito maior, talvez valha a pena optar por um "faça-você-mesmo". Muitas coisas aqui em casa nós mesmos fizemos. Dá pra economizar muuuito!
- Coloque todos os itens em uma planilha e coloque o orçamento real e quanto você dispõe de dinheiro, assim dá pra pensar melhor no que é possível e não apenas no desejo.
- Tire um dia e vá as compras. Eu tenho mania de ir comprando e isso não é muito aconselhável, porque se perde um tempão. O ideal é comprar tudo de uma vez (depois de pesquisar muito, claro).
- Tente otimizar o tempo. Eu agendei com o pintor, que demoraria 2 dias, no mesmo período em que o sofá estaria no tapeceiro. Assim economizei um trabalhão e tirar os sofás e poltrona do lugar e o espaço de circulação ficou muito melhor.
- Cooperação: Adoro essa palavra! Temos sempre amigos e familiares que podem nos ajudar e não é problema pedir ajuda. Além de otimizar é uma delícia ter mais gente fazendo as coisas enquanto a gente trabalha. Você não tem idéia do quanto a gente faz as coisas com mais ânimo e prazer quando tem alguém fazendo junto! É comprovado que a produtividade aumenta muito.
- Tente cumprir, ao máximo, o tempo de execução e o orçamento. Isso dá uma tranquilidade enorme.
- Se couber no orçamento, contrate uma faxineira para uma limpeza mais pesada depois da reforma. Vai ser uma delícia, depois de tudo reformado, chegar em casa e encontrar tudo limpinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário