segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fazendo um projeto de organização ou pequena reforma da casa

Conheço muita gente que não consegue fazer projetos.
Eu amo projetar! Dá pra perceber!!!!!!!
Colocar no papel as idéias, programar as etapas, os gastos... Tudo isso é uma delícia e parte fundamental para o sucesso de uma reforma ou organização dos espaços.
Quando engravidei, coloquei aqui no blog toda a programação da pequena reforma, da decoração do quarto do bebê e das compras. Isso foi muito importante, porque consegui precisar o tempo que teria para organizar tudo e não estourei o orçamento.
Para quem não sabe muito bem como planejar, aí vão algumas dicas (nada especializadas), mas que funcionaram comigo:

  1. Faça um esboço daquilo que pretende fazer, uma lista mesmo (meu exemplo: pintar o apartamento, reformar o sofá, fazer almofadas novas, colocar novos quadros, trocar as cortinas, comprar móveis para o quarto do bebê, comprar o enxoval etc);
  2. Veja várias referências. Tem muita coisa em blogs e revistas de decoração. Eu costumo recortar das revistas e colocar em uma pasta catálogo, tudo aquilo de que gostei e que pretendo fazer "um dia". É legal para dar uma idéia do ambiente pronto ou para ver se aquilo que deseja fica bom mesmo.
  3. Separe as referências, faça uma lista do material necessário, dos profissionais que precisará contratar. 
  4. Pesquise preços, peça indicação de profissionais, faça orçamentos.
  5. Decida o tempo de execução e estabeleça o orçamento (quanto pretende gastar, mais uma margem para emergências). Esse item é muito importante, mas é preciso ser realista: se você só tem um valor X para pintar as paredes e o valor de um pintor é muito maior, talvez valha a pena optar por um "faça-você-mesmo". Muitas coisas aqui em casa nós mesmos fizemos. Dá pra economizar muuuito! 
  6. Coloque todos os itens em uma planilha e coloque o orçamento real e quanto você dispõe de dinheiro, assim dá pra pensar melhor no que é possível e não apenas no desejo.
  7. Tire um dia e vá as compras. Eu tenho mania de ir comprando e isso não é muito aconselhável, porque se perde um tempão. O ideal é comprar tudo de uma vez (depois de pesquisar muito, claro).
  8. Tente otimizar o tempo. Eu agendei com o pintor, que demoraria 2 dias, no mesmo período em que o sofá estaria no tapeceiro. Assim economizei um trabalhão e tirar os sofás e poltrona do lugar e o espaço de circulação ficou muito melhor.
  9. Cooperação: Adoro essa palavra! Temos sempre amigos e familiares que podem nos ajudar e não é problema pedir ajuda. Além de otimizar é uma delícia ter mais gente fazendo as coisas enquanto a gente trabalha. Você não tem idéia do quanto a gente faz as coisas com mais ânimo e prazer quando tem alguém fazendo junto! É comprovado que a produtividade aumenta muito. 
  10. Tente cumprir, ao máximo, o tempo de execução e o orçamento. Isso dá uma tranquilidade enorme.
  11. Se couber no orçamento, contrate uma faxineira para uma limpeza mais pesada depois da reforma. Vai ser uma delícia, depois de tudo reformado, chegar em casa e encontrar tudo limpinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário