Tenho visto que alguns consultores da área de finanças falam em percentuais para cada tipo de despesa, mas isso não é muito consenso. Fiz um "mix" de tudo, para aplicar às minhas finanças pessoais e isso tem dado certo.
Uma coisa que é consenso em quase tudo o que vejo é em relação à poupança: Todos dizem pra reservar 10% mensalmente e que este valor deve ser separado antes mesmo de pagar as contas. É logico que isso não dá certo se você não estiver com as contas sob controle. Por exemplo, se você reserva os 10%, mas depois não consegue pagar a fatura do cartão de crédito ou cobrir o cheque especial, este valor não estará sendo poupado, certo? Já que os juros dessas dívidas chegam a mais de 10%.
Porém, se você já estiver organizado com as contas fixas e o valor poupado sair dos "extras", aí estará fazendo um bom negócio.
Eu me organizei dessa forma:
- Separei os gastos em duas planilhas: Fixos e Variáveis;
- Chamei de fixos os gastos que são iguais (ou próximos) todos os meses: Habitação, condomínio, luz, telefone etc.
- Os variáveis são aqueles que não são contínuos os diferem muito de um mês para outro: gasolina, supermercado, cabeleireiro, farmácia, bares e restaurantes, manutenção da casa ou do carro etc.
- A planilha de variáveis sempre merece mais minha atenção. É de lá que faço os cortes necessários, para conseguir poupar. É de lá também que monitoro minhas "escapadas" financeiras (dá até pra pensar no humor a partir dessa planilha! Quer ver? Quando estou mais ansiosa, aumentam os gastos com supérfluos, bares e restaurantes. Quando estou triste, gasto menos com beleza. Quando estou bem, gasto mais com a manutenção da casa ...).
- HABITAÇÃO (prestação, condomínio): 32%
- SERVIÇOS (luz, telefone, internet etc) - 10%
- ALIMENTAÇÃO - 4%
- TRANSPORTE - 6%
- SAÚDE, CUIDADOS PESSOAIS E EDUCAÇÃO- 18%
- VESTUÁRIO- 8%
- OUTROS (empréstimos, juros) - 6%
- PAGAMENTO DE DÍVIDAS ANTIGAS - 5%
- POUPANÇA - 10%
Além disso, em cada momento da vida, os percentuais podem ser diferentes. Imagino que um jovem de 25 anos, tenha gastos e prioridades bem diferentes dos meus (com mais de 40!).
Lembro de um amigo que me disse que a economia é uma ciência humana, porque lida com o comportamento (do mercado, das pessoas...) e não uma ciência exata, como alguns acreditam.
Ainda faltam alguns ajustes para chegar neste valor, então fiz uma segunda planilha para acompanhar a evolução:
- Fiz uma planilha com os valores de referência;
- Calculei os meus valores atuais;
- Estabeleci uma meta para o trimestre;
- Fiz os cortes para ajustar à meta;
- Estabeleci uma meta final para janeiro/12, a partir dos valores de referência.
Bom, estamos em Dezembro e em breve vou fazer a leitura analítica dos dados produzidos.
Espero que eu chegue à meta!!!!!
E você???? Já organizou sua vida financeira para 2012??????
E você???? Já organizou sua vida financeira para 2012??????
Olá Bel! Muito obrigada pelas palavras tão doces no bloguito, fico muito feliz viu?
ResponderExcluirBjo =)