Tenho observado muitas diferenças ao lidar com as finanças
desde que me tornei autônoma. Antes, eu tinha uma data certa para entrada do
meu salário e isso era bastante tranqüilo, porque as datas dos pagamentos de
contas eram de acordo com essa data. Agora porém, algumas coisas mudaram. Tenho
entradas durante todo o mês e, apesar da minha renda ser estável (ou mais ou
menos isso), preciso reorganizar as saídas e contar com os imprevistos de
maneira mais efetiva.
Percebi, no meu dia a dia, nesses dois meses algumas coisas
que precisam ser revistas:
- É preciso manter uma planilha de entradas sempre atualizada (isso eu já fazia, mas às vezes, era displicente);
- As entradas em cheques são fáceis de administrar, mas as entradas em dinheiro acabam ficando na carteira e muitas vezes perdermos o controle;
- É preciso conhecer a dinâmica das entradas para organizar as saídas, ou seja, eu só posso pagar as contas fixas, em datas posteriores às que meus clientes costumam me pagar;
- No final do mês não dá para gastar o que “sobrou” na conta, já que este montante irá compor a renda do próximo mês;
- Preciso ter uma reserva para cobrir eventuais atrasos de pagamentos.
Sabendo disso, preciso me reorganizar, para lidar com as
finanças a partir de agora.
Neste mês por exemplo, recebi mais em dinheiro do que em
cheque. Antes, quando esta renda era “extra” eu usava o dinheiro para comprar o
que desejava e gastar tranquilamente. Agora o dinheiro faz parte de toda minha
renda, já não é um dinheiro livre como antes. Então, preciso, à medida em que
recebo, separar aquilo que preciso para pagar contas que devem ser pagas em
dinheiro (faxineira e gasolina). O restante, deve ir imediatamente para a conta
corrente. Assim, evito ficar com dinheiro na carteira e me livro dessa sensação
de que está sobrando.
Já coloquei as contas fixas em débito automático, mas
preciso analisar melhor as datas de vencimentos, para que eu saiba de quanto
preciso dispor para pagá-las. O ideal é que se tenha todos os débitos em uma
mesma semana, é mais fácil de gerenciar.
Montei uma planilha simples, em papel, que fica anexada à
minha agenda, para que eu marque os pagamentos no momento em que o cliente
paga. Depois disso, passo para minha planilha de orçamento mensal no
computador.
Fazendo esses pequenos ajustes, será possível chegar ao
final do mês de maneira mais organizada!
Acabei de conhecer seu blog. Pena que você deixou de escrever. Gosto de blogs diários,pois sempre aprendo alguma coisa para minha vida. E como está sendo seu fim de ano? Mudanças na vida financeira?? Eu quero fazer muitas mudanças neste sentido em 2014. Vamos em frente, né?
ResponderExcluirAbraços e Feliz 2014!!