quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Combustível de mudança: acreditar que somos capazes

Acreditar que somos capazes... o início de tudo...
Pensa, você sempre faz melhor aquilo que acredita, certo? E, fazendo melhor, as chances de um melhor resultado são muito maiores, ok? Então a lógica é muito simples: é muito mais fácil mudar alguma coisa quando estamos convictos de nossa capacidade de fazer do que quando queremos mudar mas não temos muita certeza disso.
Isso não é um post "motivacional" e sim uma constatação da minha própria capacidade de mudar, que pode servir para inspirar alguém.
Há alguns dias conversei com uma amiga sobre dinheiro. Ela me falava da sua dificuldade em guardar dinheiro e construir patrimônio. Ao contrário dos depoimentos que vimos por aí, ela não é uma pessoa endividada. É daquelas pessoas que vivem no 0 a 0, sabe? É extremamente organizada quando o assunto é gastar, mas não consegue dar um passo à frente, no sentido de investir ou fazer um projeto maior.
Durante a conversa, acabei falando de algo que eu sentia, mas que ainda não havia colocado em palavras. (Ééé, porque às vezes, sabemos muito mais de nós mesmos do que imaginamos, e só nos damos conta disso quando falamos à respeito. "Eu acredito!!!").
A minha constatação foi a seguinte: Em setembro de 2011 fiz um projeto financeiro/pessoal/profissional. Na época, eu estabeleci algumas metas financeiras que me possibilitariam mudar meu destino profissional e consequentemente, pessoal. A meta era poupar um valor X, em 2 anos e meio. Muitas coisas aconteceram, alguns tropeços no meio do caminho e no final das contas, no início deste ano eu estava no ponto 1 ou 2, numa escala de 0 a 10. No final do primeiro semestre eu decidi que era hora de programar minha saída do hospital e, a partir daí, intensifiquei meus esforços. Adivinhem o resultado... Em menos de 4 meses eu já chequei a 80% da minha meta.
Pode parecer mágico, ou um esforço sobre-humano, mas a verdade é que eu me dediquei à minha meta, no momento em que ela fez muito sentido para mim. Eu precisava desse dinheiro para me sentir segura e isso fez toda a diferença. Trabalhei para resolver a minha dificuldade em lidar com a instabilidade financeira e eu sabia que esta reserva me daria a tão sonhada autonomia. Fui lá e fiz! E só fiz, porque acreditei que seria capaz, acreditei no meu esforço e nas minhas possibilidades.
Bom, foi isso que contei para minha amiga. Contei que, quando acreditamos que podemos mudar, já é o início de uma grande mudança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário