Depois de planejar a primeira etapa da organização financeira, passei mais de uma semana lendo posts a respeito, entrei em sites e li um livro inteiro (de grátis, claro!) na livraria Cultura.
Reorganizei minhas planilhas e descobri onde o "bicho pega":
1- Me desorganizo quando saco dinheiro, porque não consigo anotar as pequenas coisas do dia a dia (cafezinhos, água, banca de jornais, lanchinhos etc);
2- Não tenho programado o final do mês, quando o dinheiro vai acabando e sempre entro no limite, consequentemente começo o mês pagando juros;
3- Gasto com financiamento imobiliário muito além do que o economicamente viável.
Bem, agora que sei qual o problema, preciso atacar ! Vamos à segunda etapa:
1- Anotar mais detalhadamente os pequenos gastos
2- Diminuir o limite do cheque especial
3- Renegociar o financiamento com a caixa, utilizando o FGTS
Ufa! Vem mais trabalho por aí!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário