sábado, 13 de fevereiro de 2016

Avaliando o aplicativo Guia Bolso

Em março de 2014 comecei a utilizar o aplicativo Guia Bolso. No início ele me pareceu a coisa mais fantástica do mundo, mas, infelizmente as coisas não são bem assim.
Pra quem não conhece, ele é um aplicativo de controle financeiro, com o diferencial de que busca as informações diretamente no internet banking (para alguns bancos) de maneira bastante segura. Além disso, há a opção de lançar manualmente as movimentações. Ele permite cadastrar várias contas bancárias e ao mesmo tempo gerenciar as entradas em dinheiro (no caso de autônomos, por exemplo).
No começo é um tanto chatinho, porque você precisa cadastrar todos os tipos de gastos e colocar os valores previstos. Muitos itens ele já traz, mas outros precisam ser preenchidos manualmente. Isso toma um tempo bem grande!
Feito isso, fica bem fácil de utilizar, além dele te dizer quanto ainda falta para chegar ao limite estipulado, ainda faz gráficos bastante úteis, tanto dos percentuais utilizados para cada categoria de gasto quanto dos gastos x ganhos.
O Guia Bolso tem uma equipe muito bacana que te ajuda quando há problemas, te auxilia nas dúvidas e responde prontamente as suas perguntas, quando essas não estão nos itens de ajuda já disponíveis.
Criei uma lista para as entradas que me dava uma visão bem global dos honorários pagos e dos atrasados. Colocava os dados dos meus três bancos e das entradas em dinheiro que não iam para a conta.
Até aí, tudo ok e eu estava amando minha nova ferramenta. O problema é que a ferramenta ainda era muito nova e apresentava constantes problemas, ex: aparecia um gasto no extrato, eu preenchia a que categoria se referia e no dia seguinte ele alterava a categoria sozinho. Em outros momentos as contas apareciam duplicadas e uma série de outros problemas. Fiz várias consultas à equipe técnica, reclamei por varias vezes, tive alguns problemas solucionados e outros não.
Depois de um tempo as instabilidades do aplicativo foram se resolvendo e achei que valia a pena insistir. Na época já havia abandonado a minha boa e velha planilha do excel, o que me causa grande arrependimento hoje.
Depois de um tempo comecei a sentir falta de olhar pros meus lançamentos numa mesma tela; Sabe aquela coisa de comparar os gastos com supermercado de janeiro com os de julho? Então, eu precisava dessa visão para conseguir "enxergar" onde estava gastando mais, o que precisava cortar ou diminuir. Além disso, sou da geração X (ou antes? sei lá!) e acostumada com papel e caneta (no meu caso muitas canetinhas coloridas!) e tive medo de que os dados do aplicativo pudessem se perder em algum momento e eu poderia perder toda minha série histórica. Ele não permite salvar ou enviar os dados para outro lugar. Pode parecer piração esse medo de que os dados simplesmente sumissem, pois é, eu sei!
Daí, um belo dia em meados do segundo semestre de 2015 eu resolvi dar uma olhada nos dados mais antigos, porque era uma forma de repensar meu orçamento, já que naquela época as finanças estavam indo bem e um ano depois, nem tanto.
Para minha surpresa... boa parte dos dados estavam perdidos!!! Não os números em si, mas  a categoria descrita havia sido alterada novamente! Ex. tem um lançamento de R$ 1.000,00 e na descrição "compras". É obvio que não seria uma compra sem especificação num valor desse. Algumas coisas eu tenho como saber só pelo valor, como prestação do apartamento ou aluguel do consultório ou ainda IPTU parcelado, mas os gastos que acabam merecendo um olhar mais cuidadoso como compras em lojas, supermercado ou idas a restaurantes e bares, estão completamente perdidos!
Consegui ajeitar os dados de 2015 e passei tudo para o meu controle anual do excel.
A proposta do Guia Bolso eu continuo achando fantástica! Disponibilizar um aplicativo gratuito com tanta funcionalidade é, de fato, uma iniciativa muito bacana.
Infelizmente, talvez ele ainda não esteja pronto para utilizar!
Espero, de coração, que essa ferramenta seja aperfeiçoada e os erros sanados num futuro próximo, para que as pessoas possam utilizá-lo com confiança e que ele possa ajudá-las a cuidarem do seu controle financeiro, que julgo tão importante!
Eu, por enquanto, vou de planilha e das anotações no meu planner, que ficou o máximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário